UFMG recebe lançamento de chamadas para projetos de inovação no setor automotivo

Programa da Fundep irá investir R$ 21 milhões em projetos de Institutos de Ciência e Tecnologia em parceria com empresas e startups de todo o Bra

No dia 9 de março, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) vai promover na UFMG o lançamento de três chamadas públicas do Programa Rota 2030 – iniciativa do Governo Federal para desenvolver o setor automotivo nacional – no âmbito da coordenação da linha V | Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. As chamadas irão aportar ao todo R$ 21 milhões em projetos que contemplem os eixos temáticos de bioenergia eficiente, condução segura e propulsão alternativa à combustão. A estimativa é que sejam selecionados doze projetos.

O evento, que acontece das 13h às 17h no Centro de Atividades Didáticas 3 (Cad 3) do campus Pampulha, reunirá empresas, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e representantes do Governo. O encontro será a oportunidade de fomentar soluções e parcerias para o desenvolvimento do setor automotivo nacional, além de apoiar os interessados na submissão dos projetos. A participação é gratuita – inscrições aqui.

Chamadas

Para participar das chamadas, os ICTs devem submeter projetos em parceria com empresas e startups do segmento em todo o território nacional. A abrangência da proposta objetiva fomentar a interação entre grupos de pesquisa e a indústria automotiva para o desenvolvimento de novas tecnologias que atendam as metas estabelecidas no Rota 2030.

As submissões de projetos para as três chamadas poderão ser feitas pelo site da Fundep de 9 de março a 6 de abril de 2020. A previsão é que mais três chamadas sejam lançadas ainda este ano, contemplando outras frentes da linha V do Rota 2030, que conta com a coordenação técnica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Centro Universitário FEI.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

www.fundep.ufmg.br

Lançamento de chamadas públicas do Programa Rota 2030