UFMG recebe lançamento de livro e palestra sobre trajetória de Klauss e Angel Vianna e do Grupo Teatro do Movimento

A Escola de Belas Artes (Eba) da UFMG receberá, no dia 23 de setembro, às 19h, o lançamento do livro Grupo Teatro do Movimento, um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. Haverá uma palestra com as autoras sobre a trajetória artística de Klauss Vianna (1928-1992) e Angel Vianna (1928), na Sala Preta, localizada no prédio anexo de Teatro da Eba, campus Pampulha. O evento será gratuito e aberto ao público em geral.

Com apresentação de Giselle Ruiz, prefácio de Cássia Navas e texto de contracapa de Angel Vianna, o livro é resultado de extensa pesquisa concebida pelas autoras, Joana Ribeiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio) e Marina Magalhães (Universidade de Lisboa /Unirio), na Faculdade Angel Vianna e finalizada junto à Unirio, com financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A publicação em formato de livro impresso e e-book pela editora Gramma foi realizada por meio de campanha de financiamento coletivo.

A obra aborda a trajetória do Grupo Teatro do Movimento (GTM), companhia de dança fundada pelos Vianna em 1976, no Rio de Janeiro. Considerada uma das precursoras da dança contemporânea carioca, influenciou toda uma geração de artistas e coreógrafos. Contextualiza o GTM perante as políticas culturais da época que possibilitaram sua gênese e circulação. Retraça e analisa obras e parcerias com artistas como: Lourdes Bastos, Lola Brikman, José Possi Neto e Oscar Araiz. Apresenta a pesquisa Significado e função de uma linguagem gestual e sua conotação no campo da dança (1977-1978) coordenada pelos Vianna, e suas imbricações no GTM. Contém cronologia e fichas técnicas.

A palestra, realizada com mediação da professora Raquel Pires Cavalcanti (UFMG), compreende o lançamento do livro e uma exibição de extratos da Journée d’études Créer à deux : Klauss et Angel Vianna, realizada na Université Paris 8 (2017).

Autoras

Marina Campos Magalhães cursa doutorado em Artes pela Universidade de Lisboa (com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT), mestre em Artes Cênicas pela Unirio e pós-graduada em Preparação Corporal pela Faculdade Angel Vianna. Foi professora da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e da Escola e Faculdade Angel Vianna.

Joana Ribeiro da Silva Tavares é professora da Escola de Teatro da Unirio. Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas da Unirio. Pós-doutora pela Université Paris-8. Autora dos livros Klauss Vianna do coreógrafo ao diretor e O corpo cênico entre a dança e o teatro (Annablume, 2010 e 2013). Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento no Centro de Letras e Artes da Unirio.

Título: Grupo Teatro do Movimento, um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira

Autoras: Joana Ribeiro e Marina Magalhães

Formato: 16 x 23cm

Preço: R$ 45,00