UFMG recebe lançamento de rede social sobre deficiências

Será lançada no próximo dia 20 de junho a plataforma D+ Eficiência: rede social sobre deficiências, no auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG, campus Pampulha. O evento tem início às 10h, com participação gratuita mediante inscrição pelo e-mail inclusaodeficienciabh@gmail.com

A programação completa pode ser consultada em cartaz anexo. Mais informações pelo (31) 3409-5031.

Dirigida inicialmente a pessoas com deficiências como Lesão Medular, Mielo, Autismo, entre outras, e a suas famílias e cuidadores, a plataforma funciona como um fórum ou comunidade virtual, em que os usuários podem desenvolver interações diretas e mediadas, visando à produção de conhecimento sobre as deficiências, a inclusão social e digital e principalmente a troca de informação e experiências cotidianas.

O espaço, construído a partir e em torno da plataforma, permite uma interação dinâmica e rápida entre pessoas com deficiência, cuidadores especializados, familiares, profissionais da saúde, além de instituições de todo o Brasil e do exterior que lidam com os problemas associados às deficiências.

A plataforma é um projeto piloto que foi desenvolvido a partir de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para inovação de tecnologias assistivas. O objetivo é melhorar as aplicações tecnológicas para atender um conjunto cada vez maior de pessoas com diversos tipos de deficiências.

A iniciativa é resultado de uma parceria do Grupo Interdisciplinar de Análise de Redes Sociais - GIARS, do Departamento de Sociologia da UFMG, com a Universidade Federal do Pará, Universidade de São Paulo e com a Universidade Tecnológica de Dortmund, na Alemanha. O financiamento é da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, da Capes e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

UFMG recebe lançamento de rede social sobre deficiências

Dia 20 de junho de 2018