UFMG recebe Marita Rainsborough, da Universidade Leuphana de Lüneburg
Professora profere conferência sobre a relação entre filosofia, literatura e arte na cultura africana
No dia 14 de novembro, às 14h, a professora Marita Rainsborough proferirá a grande conferência Diálogo transdisciplinar e transcultural na filosofia, literatura e arte africanas contemporâneas. A docente da Universidade Leuphana de Lüneburg estará na UFMG no mês de novembro como convidada do programa Cátedra Fundep/Ieat. Ela irá ministrar a conferência no Auditório Luiz de Carvalho Bicalho da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, no campus Pampulha. Rainsborough ministrará também um minicurso (local a ser divulgado) sobre identidade, memória e interculturalidade, de 11 a 13 de novembro.
As inscrições disponíveis para a conferência e para o minicurso estão disponíveis no Sistema de Gestão de Eventos (GES) da UFMG. Certificados serão emitidos para aqueles que efetuarem inscrição e assinarem a lista de presença.
Na conferência, Marita Rainsborough compartilhará reflexões sobre a relação entre filosofia, literatura e arte na cultura africana. A professora afirma que filósofos estudiosos da interculturalidade já apontavam como a filosofia africana atual se concentra em referências literárias e artísticas. “A interculturalidade e a transculturalidade são características centrais da arte e da literatura africanas e afro-diaspóricas contemporâneas ”, diz Marita.
A apresentação explora esses aspectos, dando destaque para o caminho que muitos filósofos africanos contemporâneos têm feito em suas pesquisas, cruzando a fronteira da multidisciplinaridade com outras disciplinas, como a antropologia e a etnologia. “Avaliamos, que além do contexto africano, isso significa uma expansão do conceito de filosofia, bem como uma nova concepção da história da filosofia a partir de uma perspectiva global e intercultural. Essa compreensão da filosofia torna necessária a busca de uma abordagem transdisciplinar mais ampla”, afirma a professora.
O minicurso Identidade. Memória. Deslocamento. Implicações filosóficas na literatura e arte africanas contemporâneas, realizado das 14h às 18h, será dividido em três sessões: Identidade, interculturalidade e transculturalidade na literatura e arte africanas contemporâneas; História, Memória e Esquecimento: a memória cultural na literatura e arte africanas contemporâneas; e Deslocamento, imersão e dispersão na literatura e arte africanas contemporâneas.
Sobre a professora
Marita Rainsborough é professora associada no Instituto de Filosofia e História da Arte da Universidade Leuphana de Lüneburg e no Instituto de Estudos Românicos da Universidade de Kiel, na Alemanha. Também é membro associado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), em Portugal, e co-editora da revista Estudos Kantianos (Brasil).