UFMG recebe pesquisador belga para palestra sobre ‘exercício e cérebro na saúde e na doença’

Na próxima terça-feira, 25 de outubro, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebe o professor Romain Meeusen, da Vrije Universiteit Brussel, da Bélgica, que vai apresentar a palestra Exercise and brain in health and disease (Exercício e cérebro na saúde e na doença), às 9h30, no miniauditório da Escola.

O pesquisador belga tem parceria  com o Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFISE), da EEFFTO, e ministrará essa atividade por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte. Um precedente dessa relação foi a experiência acadêmica com a professora Danusa Soares, da Escola.

Romain Meeusen, além de presidir a Sociedade Belga de Cinesiologia e a Federação Belga de Fisioterapia Esportiva, é membro do European College of Sport Science (ECSS) e do American College of Sports Medicine (ACSM). Na Vrije Universiteit Brussel, Romain é diretor do laboratório de Desempenho Humano e chefe do Departamento de Fisiologia Humana.

Com estudos voltados para o exercício e o cérebro nas condições de saúde e doença, temática da palestra, Romain explora a influência de neurotransmissores no desempenho humano, treinamento e reabilitação. Tem trabalhado também com termorregulação, neurogênese, cognição e nutrição na saúde e na doença.

Sua produção acadêmica conta com mais de 550 artigos e capítulos de livros em periódicos internacionais, tendo já participado de mais de 900 conferências nacionais e internacionais em sua área. Além disso, é professor de fisiologia do exercício, treinamento e fisioterapia esportiva.

Assessoria de Comunicação da EEFFTO

(31) 3409-7444 e 9 7537-0084

Serviço

25 de outubro de 2016