UFMG recebe professora da Università degli Studi di Rom Foro Italico

Palestrante irá discutir a educação de pessoas em situação de deficiência na Itália e práticas de educação inclusiva

Na próxima semana, a professora Lucia De Anna, da Università degli Studi di Roma Foro Italico estará na UFMG para debates sobre educação inclusiva. Nos dias 20 e 21 de março ocorrem atividades de formação na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG com o tema Educação de pessoas em situação de deficiência na Itália. O evento acontecerá no Auditório Neidson Rodrigues (prédio da FaE, campus Pampulha), com participação gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição prévia.

As discussões continuam de 22 a 23 de março, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais-TJMG (Avenida Raja Gabaglia, 1753), com o Simpósio Internacional sobre Educação Inclusiva - rodas de conversa sobre a prática da Inclusão. As inscrições para o simpósio podem ser realizadas no site do Sympla.

As atividades e o convite à professora Lucia de Anna têm como objetivo socializar a experiência de integração escolar italiana, iniciada nos anos de 1970. Além disso, pretende agregar os efeitos do movimento de inclusão escolar para experiências similares, e discutir a temática da formação docente e do autismo nesse contexto.

Educação de pessoas em situação de deficiência na Itália
Realizadas pelo grupo de estudos da UFMG Corpos Mistos e pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (Lepsi), que reúne estudantes e professores da UFMG e da UFOP, as atividades Educação de pessoas em situação de deficiência na Itália começam na quarta-feira, dia 20 de março, com a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, a ser ministrada por Lucia De Anna. O tema da aula será A integração e a inclusão escolar de estudantes em situação de deficiência na Itália.

No dia 21 de março, quinta-feira, haverá uma segunda palestra com o tema Formação de professores(as) e inclusão escolar de alunos em situação de deficiência na Itália. Ambas as palestras contarão com tradução consecutiva ou simultânea e acontecem das 19h às 22h.

As duas palestras ocorrerão no campus Pampulha, no auditório da FaE UFMG.

O Portal Mundo Asperger promove, com o simpósio, um amplo debate sobre experiências e ideias práticas da Educação Inclusiva, contando com o apoio do Grupo de Estudos Corpos Mistos, do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância, Supermercados EPA e TJMG.

No dia 22 de março, sexta-feira, Lucia De Anna se junta aos professores Mônica Rahme e Miguel Mahfoud, ambos da UFMG, para a palestra Autismo e inclusão escolar no Simpósio Internacional de Educação Inclusiva. O debate vai das 14h às 17h.

O evento continua no sábado, 23 de março, com outros convidados da UFMG e de outras instituições. A programação completa pode ser conferida no site do Sympla.

O simpósio será realizado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na Avenida Raja Gabaglia, 1753, Belo Horizonte.

Palestrante convidada
Lucia De Anna é professora de Didática, Educação Especial e Pesquisa Educacional da Università degli Studi di Roma Foro Italico. Diretora da Faculdade de Ciências Motoras (2009-2012). Diretora do Departamento de Ciências Motoras, Humanas e da Saúde (2012-2015). Membro do Comitê técnico-científico do Observatório permanente para a integração/inclusão dos alunos com deficiência do Ministério da Educação, da Universidade e da Pesquisa Científica (1990-2015). Integrante do Dottorato di Ricerca in Culture, disabilità e inclusione: educazione e formazione. A pesquisadora integra vários projetos europeus voltados para a discussão da inserção social e escolar de pessoas com deficiência, e é autora de livros e artigos sobre o tema.

Assessoria de Imprensa da UFMG

UFMG recebe professora da Università degli Studi di Rom Foro Italico

20 a 23 de março de 2019

Faculdade de Educação da UFMG - campus Pampulha | Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Avenida Raja Gabaglia, 1753, Belo Horizonte.