UFMG recebe simpósio sobre vasos peptídeos e doenças cardíacas

Evento será realizado até o próximo sábado, com presença de 20 pesquisadores estrangeiros

A ação de peptídeos na prevenção e tratamento de doenças cardíacas e metabólicas e os mecanismos moleculares relacionados a essa ação serão discutidos durante a décima primeira edição do Simpósio Internacional de Peptídeos Vasoativos, que se inicia hoje, dia 30 de novembro, no campus Pampulha e segue até sábado, dia 2 de dezembro, com participação de renomados pesquisadores, de diversos países. Mais informações, incluindo a programação, estão disponíveis no site do evento.

O evento, destinado a médicos, residentes, alunos de pós-graduação de áreas clínica e básica, visa à difusão de conhecimentos e ao intercâmbio tecnológico-científico entre profissionais da área médica e grupos de pesquisa com particular interesse no papel dos peptídeos vasoativos no combate à hipertensão arterial e insuficiência cardíaca.

O seminário reunirá os principais pesquisadores em fisiologia, bioquímica, farmacologia e biologia molecular de peptídeos vasoativos. Serão abordados temas de alto impacto médico-científico, como estratégias emergentes para o tratamento de doenças cardiovasculares.

Nesta edição, serão apresentados trabalhos, oralmente e em formato de pôster. Os 20 pesquisadores estrangeiros com participação confirmada são oriundos dos Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Áustria, Chile, Argentina, Alemanha e Dinamarca.

Edições anteriores

As primeiras edições do simpósio foram realizadas em 1991 e 1997 em Ouro Preto. Sob o estímulo do sucesso dessas experiências, o evento passou a ser organizado bianualmente a partir de 1999, em Belo Horizonte. Da sexta edição em diante, o simpósio passou a reunir mais de 400 participantes.
Muitos dos artigos relacionados ao evento foram publicados em revistas como Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Journal of the American Society of Hypertension e Clinical Science, esta última com fator de impacto avaliado em 4.9 pontos. A última edição foi realizada na Lagoa dos Ingleses, a 30 quilômetros de Belo Horizonte, com cerca de 40 palestrantes de mais de dez países diferentes.

O Simpósio Internacional de Peptídeos Vasoativos é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica, sediado na UFMG, e conta com apoio do Laboratório de Hipertensão do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), do programa de pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia, também do ICB, e do programa de pós-graduação em Ciências do Esporte, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, todos da UFMG. A coordenação é do professor Robson Augusto dos Santos, do Departamento de Fisiologia e Biofísica.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG