UFMG se torna a segunda IES do Brasil a receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet

Universidade fará parte de rede formada por centros de alta qualificação em estudos europeus

A UFMG acaba de ser aprovada para receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema a União Europeia em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos. A Universidade será a segunda instituição brasileira a alcançar o marco.

O Centro Jean Monnet deve ser instalado na Universidade entre outubro e novembro deste ano. “Trata-se de algo permanente, vitalício. De início, a União Europeia disponibiliza recursos para viabilizar, nos três primeiros anos, a instalação do Centro e o início de suas atividades. Em seguida, ele será mantido com recursos da própria Universidade”, informa a professora Jamile Bergamaschine Mata Diz.

A docente, membro do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito, é atualmente coordenadora de uma das duas cátedras Jean Monnet já instaladas na UFMG. A segunda está sob liderança do professor Alexandre Mendes Cunha, do Departamento de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas. Para Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da Universidade, o bom trabalho que vem sendo desenvolvido por ambas as cátedras colaborou para essa importante conquista.

“Faremos parte de uma rede que nos conectará com todos os demais centros de excelência Jean Monnet existentes no mundo”, salienta o professor Aziz. “Receber esse centro é um reconhecimento da qualidade das pesquisas que desenvolvemos aqui na Universidade com foco na União Europeia, assim como do potencial que temos de avançarmos ainda mais nesse tipo de estudo e atividade”, destaca o diretor.

Supranacional
Os centros de excelência Jean Monnet propõem estudos cujo foco seja a União Europeia como organização supranacional e não estudos relativos a cada um dos estados-membros. O trabalho tem como eixo a ideia de desenvolvimento sustentável, em suas distintas concepções: o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a proteção ambiental e o bem-estar.

O projeto se divide em quatro seções: uma dedicada a cursos e disciplinas; outra, à realização de eventos, seminários, workshops, mesas-redondas; a terceira, direcionada à publicação de livros, artigos e resultados de pesquisas; e a última destinada à criação de linhas de pesquisa ou à consolidação das linhas já existentes.

“Essas quatro seções conformam um macroespaço de disseminação de conhecimento sobre a União Europeia, com um plano de atividades previamente aprovado pela Comissão Europeia, sempre vinculado à temática do desenvolvimento sustentável”, explica Jamile Diz. Ela indica que, entre outros temas, o Centro deve fomentar o aprofundamento de estudos que tratem do recente acordo comercial firmado entre o Mercosul e o bloco europeu.

Boletim UFMG 2067

Assessoria de Imprensa UFMG