UFMG sedia Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática

As discussões sobre modelagem matemática no cenário educacional têm sido desenvolvidas no Brasil desde o final dos anos 70 e fortaleceram-se nas duas décadas finais do século XX.  A 11ª edição da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM) será realizada na UFMG, de 14 a 16 de novembro. O tema é Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Escola Brasileira: atualidade e perspectivas. As inscrições podem ser feitas até o dia 14.

Entre as atividades, encontram-se palestras, minicursos, comunicações científicas, relatos de experiência e debates temáticos. A programação completa está disponível no site do evento. A conferência é destinada a alunos, professores da educação básica e do ensino superior.

A comunidade brasileira da Modelagem na Educação Matemática tem ampliado sua abrangência, tanto em relação à pesquisa quanto à prática de sala de aula, por meio da formação de professores. Essa trajetória deu margem à criação de espaços e eventos específicos com o intuito de fomentar e aprofundar os debates sobre o tema e buscar, cada vez mais, a consolidação da Modelagem Matemática como um campo da Educação Matemática.

É nesse contexto que se realiza, desde 1999, a conferência nacional, promovida pelo Grupo de Trabalho Modelagem Matemática (GT10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). O grupo congrega professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores e estudantes que pesquisam sobre e/ou praticam a modelagem na perspectiva da Educação Matemática, visando aprofundar os debates e divulgar a modelagem em âmbito nacional.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG

www.icex.ufmg.br

XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM)