UFMG sedia Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Encontro debate a efetividade dos direitos humanos, bem como os desafios e rumos da extensão universitária no país

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) acontece a cada dois anos e, em 2020, será a vez de a UFMG receber o evento entre os dias 15 e 17 de julho. Com o tema Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos, a nona edição mobilizará extensionistas de todo o país, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e de movimentos sociais para discutir a garantia de direitos fundamentais e a promoção da diversidade sob a perspectiva de uma construção conjunta com diversos grupos sociais. Em breve, serão abertas as inscrições para as diversas modalidades de participação.

A programação contará com apresentação de trabalhos, rodas de conversa, oficinas, lançamentos de produtos da extensão, mostra audiovisual, atrações artísticas e culturais. Durante o evento, também será realizado na UFMG o Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (Forproex).

A UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e a Unifal-MG coordenam os trabalhos de organização do CBEU que, pela primeira vez, será promovido com o suporte de uma rede de instituições de ensino superior: universidades federais de São João del Rei (UFSJ), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (Ufla), de Ouro Preto (Ufop), de Uberlândia (UFU), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), institutos federais de Minas Gerais (IFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

Em 2018, o maior evento nacional de extensão universitária foi sediado em Natal, quando cerca de 8 mil pessoas participaram das atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a edição de 2020, foram contabilizados 2.500 trabalhos aprovados, 166 oficinas realizadas e mais de 5.500 participantes.

Conjuntura atual

O 9º CBEU discutirá também o contexto da extensão universitária no Brasil, em especial frente às limitações orçamentárias impostas às instituições de ensino. Por outro lado, o evento será um espaço para debates sobre os avanços trazidos pela Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação e a consolidação da cultura extensionista no âmbito das instituições públicas brasileiras.

A criação da rede que dá suporte ao evento foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade.

Mais informações pela página, Facebook ou Instagram da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG