UFMG sedia debate sobre a guinada direitista nesta quinta-feira

Mesa-redonda compõe série de eventos sobre questões que afetam diretamente a sociedade. Evento abre comemorações dos 20 anos do IEAT

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG dará início ao ciclo IEAT 20 anos, nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, às 19h, com um debate sobre A guinada direitista no Brasil e no mundo: reflexões desde a história e as ciências sociais. O evento, que ocorrerá no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (Cad 1) da UFMG, campus Pampulha, é aberto ao público, mediante inscrições. Essa é a primeira atividade como parte das comemorações dos 20 anos de existência do IEAT.

A mesa-redonda terá a participação do professor António Costa Pinto, da Universidade de Lisboa; da antropóloga e jornalista Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e colunista do The Intercept Brasil; bem como dos professores da UFMG Carlos Ranulfo Melo, do Departamento de Ciência Política, e Rodrigo Patto, do Departamento de História. O cilco é organizado em parceria com o Laboratório de História do Tempo Presente da UFMG.

De acordo com o professor Rodrigo Patto, o evento reunirá pesquisadores de diferentes origens e competências acadêmicas para debaterem a temática que tem relevância tanto no país quanto no quadro internacional, de forma a analisar a guinada direitista a partir das perspectivas da história e das ciências sociais, como forma de entender as origens e impactos sociais, políticos e culturais.  

O ciclo tem o intuito de articular, em um contexto político novo e ameaçador, discussões com especialistas, profissionais e a comunidade interna e externa à UFMG, como destaca o diretor do IEAT, Estevam Barbosa de Las Casas.

20 anos do IEAT

As comemorações de aniversário do IEAT terão seis ciclos de eventos, os quais abordarão questões que afetam diretamente a sociedade como um todo a partir da visão de pesquisadores que são referência no cenário científico. A segunda edição do ciclo IEAT 20 anos terá como tema Big data, crise epistêmica, pós-verdade, será realizada no dia 19 de setembro, a partir das 13h30, no Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (Cad 2) da UFMG, campus Pampulha.

Serviço

Ciclo IEAT 20 anos - A guinada direitista no Brasil e no mundo: reflexões desde a história e as ciências sociais

Data: 12 de setembro

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (Cad 1) da UFMG (Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte)

Inscrições: shorturl.at/fswM7

Assessoria de Imprensa

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG

(31) 3409-6653

www.ufmg.br/ieat

Serviço