​UFMG sedia encontro entre reitores e parlamentares para debater contribuições das universidades ao desenvolvimento do Estado

Apresentar a parlamentares mineiros alternativas e oportunidades para contribuir com o desenvolvimento de Minas Gerais é o objetivo de um café da manhã hoje, 8 de abril. O encontro, que acontece a partir das 9 horas, na Sala de Sessões do 4º andar da Reitoria, campus UFMG Pampulha, contará com a participação dos dirigentes das universidades públicas, entre federais e estaduais, institutos federais de ensino e da PUC Minas.

Além dos dirigentes das instituições de ensino superior, estarão presentes representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Academia Brasileira de Ciência (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Até à tarde desta sexta-feira, 5 de abril, confirmaram presença 43 parlamentares, sendo 22 deputados estaduais, 16 federais, um senador e quatro vereadores. Entre 9 e 9h45, os participantes estarão à disposição da imprensa. A expectativa é que a reunião se encerre por volta das 11 horas.

Relevância
As universidades públicas somam hoje mais de 1 milhão e 100 mil estudantes matriculados nos cursos de graduação em todo o Brasil. Os 50 hospitais universitários, que integram a maior rede pública do Sistema Único de Saúde, o SUS, ofertam, em média, mais de 23 milhões de consultas e exames especializados por ano.

Nas universidades públicas existem incubadoras de empresas, escritórios de assistência jurídica, centros de atendimento psicológicos e dentários, empresas juniores, entre outras ações que beneficiam diretamente a população. As ações e iniciativas das universidades públicas estão, certamente, entre as principais razões para que o Brasil tenha subido da 23ª para a 13ª posição entre as nações, quando o assunto é ciência.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Café com parlamentares, dirigentes de instituições de ensino superior e representantes de entidades científicas