UFMG sedia evento internacional sobre Estudos do Lazer em setembro

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG sediará o XVIII Encontro Internacional Científico Otium e o III Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Estes eventos, ocorrendo de forma conjunta, têm como tema principal Lazer e Ócio, Decolonialidade e Desafios da Agenda 2030 da ONU, e estão sendo organizados pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL/UFMG) e pela Rede Otium (Associação Ibero-Americana de Estudos de Ócio).

As inscrições para participar dos encontros científicos já estão abertas no site dos eventos. Podem se inscrever estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e pesquisadores. Reconhecendo a importância da participação dos alunos no acesso ao evento, os estudantes de graduação poderão se inscrever gratuitamente.

Os eventos têm como referência a agenda assumida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, têm como objetivo discutir a relação do lazer com a formulação e implementação de políticas públicas que tenham como perspectiva a vida com qualidade e com dignidade para todos os cidadãos. A ideia é contribuir com a formação de pessoas/profissionais comprometidos com os objetivos de desenvolvimento sustentável e dessa forma se preocupem com questões como a igualdade de gênero, a saúde e o bem-estar, a redução das desigualdades, as cidades e o meio ambiente, dentre outros aspectos que estabelecem relações intrínsecas com o debate sobre o lazer e o ócio.

A programação é composta por rodas de conversas, mesas temáticas e ações culturais. Durante os três dias, a EEFFTO receberá convidados palestrantes de diversas regiões do Brasil e também, de diversas partes do mundo para debater o lazer e do ócio a partir de uma perspectiva sustentável.

Rede Otium

A Rede é uma associação internacional composta por 26 universidades, de nove países empenhadas no desenvolvimento de ações de pesquisa, inovação, formação e difusão dos estudos do ócio, lazer e recreação. Uma de suas principais ações é a realização de um encontro científico anual. A rede busca o diálogo entre essas diferentes universidades e por esse motivo os docentes e discentes do PPGIEL têm sido presentes e atuantes dentro desse coletivo. O PPGIEL participa da Rede Otium desde 2012.

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG