UFMG sedia 'IV Simpósio Internacional de Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer'

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a  Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebe o IV Simpósio Internacional: Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer. Com o tema Torcidas Organizadas, movimentos e coletivos de torcedoras/es: múltiplos olhares, o evento presencial é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da EEFFTO-UFMG. As inscrições para ouvintes do IV Simpósio podem ser feitas até o dia 8 de novembro, no site

O Simpósio tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as Torcidas Organizadas, movimentos e coletivos de torcedores, suas configurações, seus papéis e suas relações com a sociedade. Confira aqui a programação completa do evento

“A inspiração para a escolha do tema é porque nós já fizemos uma pesquisa no ano de 2009 acerca das torcidas organizadas e estamos numa nova perspectiva, já que houve uma mudança significativa no que se refere a organização coletiva do torcer. Novos grupos surgiram: os coletivos de torcedores, os movimentos de torcedores, os com conotação política, os com conotação no que se refere à temáticas importantes, como a questão da homofobia, da misoginia, do machismo, do racismo. E aí nós entendemos que passados esses anos todos na nossa pesquisa, que é de 2012, ou seja, dez anos, seria importante rever alguns desses grupos das torcidas organizadas para poder ampliar o debate sobre a temática”, explica o coordenador do grupo de pesquisa e docente do Departamento de Educação Física da EEFFTO, professor Silvio Ricardo da Silva.

O docente aborda, ainda, sobre os obstáculos para promover debates sobre essa temática. Silvio salienta a importância de uma boa pesquisa, que traga dados para a discussão, além de ressaltar a diversidade dos participantes que vão compor as mesas de discussão.

“Nós estamos já há dois anos na produção desse material de pesquisa e procuramos trazer pessoas para esse evento que tem propriedade para realmente debater o tema das torcidas, dos coletivos, dos movimentos de torcedores sem preconceitos e a partir das experiências e de estudos que são promovidos. Nas mesas nós vamos ter vários torcedores, então o obstáculo passa muito pelo preconceito que existe, generalizando esses grupos”, conclui.

GEFuT UFMG

O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG tem, desde setembro de 2006, se debruçado sobre temas correlatos ao futebol e as torcidas, como: a relação do torcedor com Estatuto de Defesa do Torcedor; torcida e violência; o torcer no futebol profissional e amador; torcida e gênero; a história das torcidas em Belo Horizonte; o torcer pelos diferentes esportes e o futebol virtual. O grupo é composto por professores, estudantes de graduação e pós-graduação, graduados, mestres e doutores, que, para além de suas competências individuais, têm em comum a paixão pelo futebol.

O GEFuT objetiva contribuir com a produção do conhecimento sobre futebol e o torcer, entendendo que essa produção é de fundamental importância na elaboração de políticas públicas para o campo do esporte e do lazer.

A coordenação do GEFuT é do docente Silvio Ricardo da Silva, professor do Departamento de Educação Física da EEFFTO-UFMG.

Com informações de Bruno Pereira

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Serviço

'IV Simpósio Internacional: Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer'

12 a 14 de novembro de 2022

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, campus Pampulha