UFMG sedia Mostra Nacional de Educação Integral em parceria com MEC

Evento acontece nos dias 1º e 2 de outubro, no campus Pampulha, em Belo Horizonte (MG)

Com o objetivo de ampliar e fortalecer discussões sobre a implementação de políticas de Educação Integral em Tempo Integral na rede pública com qualidade e equidade, o Ministério da Educação (MEC) e a UFMG irão promover, nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, a Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, em Belo Horizonte (MG).

O evento será realizado no campus Pampulha e reunirá representantes de quase 300 redes públicas de todo o país. A programação inclui mesas temáticas, rodas de conversa, apresentações culturais e exposições fotográficas e orais das experiências inspiradoras selecionadas pelo Edital nº 02/2025 do MEC.

A Mostra Nacional é uma das ações de difusão previstas pelo Edital de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, lançado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em 16 de abril deste ano, para identificar, mapear e divulgar projetos pedagógicos e políticas públicas de Educação Integral em Tempo Integral desenvolvidas por redes públicas de ensino.

O Edital do MEC faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, criado para ampliar as matrículas em todas as etapas e modalidades da educação básica, contribuindo para a concretização da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que propõe “oferecer educação em tempo integral (ETI) em no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica”.

Seleção e divulgação

O Edital selecionou 739 experiências inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral dentre 893 inscrições elegíveis. A seleção contemplou todas as regiões do país e as diferentes etapas e modalidades de ensino, expressando a diversidade regional, socioeconômica, socioterritorial e cultural do Brasil. O resultado está disponível no site da iniciativa

Além da Mostra Nacional, que contará com trabalhos de 127 experiências selecionadas pelo Edital, serão realizadas mais quatro ações de difusão, ao longo de 2025 e 2026: lançamento de mapa virtual interativo, com detalhes das 739 experiências selecionadas; publicação de um livro com narrativas textuais e visuais elaboradas a partir de 25 experiências selecionadas; intercâmbio entre escolas e secretarias de educação de 75 experiências selecionadas; e uma produção audiovisual que irá documentar desafios e transformações das experiências selecionadas.

As ações de difusão foram criadas para impulsionar e aprimorar o desenvolvimento de políticas de oferta de tempo integral, na perspectiva da Educação Integral, em todo o país.

Mais informações sobre a Mostra Nacional e as outras ações serão divulgadas no site da iniciativa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG