UFMG sedia primeiro encontro de gêmeos voluntários do Registro Brasileiro de Gêmeos

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG promove, no dia 16 de abril, às 9h, no auditório central, um encontro com pesquisadores e voluntários gêmeos, que participam do Registro Brasileiro de Gêmeos (RBG). O I Festival de Gêmeos pretende ampliar a divulgação das informações sobre o registro e suas aplicações, acentuando a relevância das singularidades genéticas dos gêmeos para estudos de doenças, seus tratamentos e prevenções.

O RGB é o primeiro banco nacional de dados de gêmeos da América do Sul, sediado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e criado por um grupo de pesquisadores da UFMG que se juntaram a uma rede internacional de cerca de 30 registros. O projeto teve inspiração em um estudo de brasileiros e australianos sobre fatores genéticos e ambientais que influenciam a dor lombar, onde participaram voluntários do Registro Australiano de Gêmeos (Australian Twin Registry) – que contém mais de 30.000 pares de gêmeos cadastrados.

O projeto de pesquisa é fundado nos estudos sobre o bem-estar e a saúde de gêmeos - tendo efeitos sobre toda a população -, e tem sua linha de investigação fundamentada na análise do desenvolvimento de gêmeos a partir de suas características genéticas específicas e do meio no qual estão inseridos. Para isso, o projeto conta com a participação de gêmeos de todos os sexos e idades. “Com base nas pesquisas, podemos entender se uma doença é determinada geneticamente ou por influência do meio, como por exemplo, por falta de exercícios, hábitos alimentares, entre diversas outras questões”, explica um dos coordenadores do projeto,  Vinícius Oliveira.

Ao se inscreverem no registro, os voluntários são entrevistados, relatando todo o seu histórico de saúde. Os dados recolhidos são catalogados e podem fomentar estudos à medida que fornecem contatos e perfis tanto de saúde quanto demográficos de gêmeos cadastrados. Desta forma, o RBG atua como um banco de informações que serve como base para pesquisas científicas em todo o país.

Programação:

16/04 - sábado

9h - Abertura do Festival

Palestrante: Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela

9h05 - “O que são Registros de gêmeos” e o Registro Brasileiro de Gêmeos (RBG)

Palestrante: Vinícius Cunha Oliveira

9h20 - A importância da contribuição dos gêmeos na pesquisa em saúde

Palestrante: Paulo Henrique Ferreira

9h40 - Estórias de Gêmeos

Palestrante: Ligia Cisneros

10h - Coffee Break

Assessoria de Comunicação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG