UFMG sedia seminário ibero-americano sobre economia da cultura
Realizado pela primeira vez no Brasil, evento discutirá, entre outros temas, ações para mitigar efeitos da covid-19; inscrições até 22 de junho
A UFMG recebe, em junho, o 3º Seminário Ibero-americano de Economia da Cultura. As inscrições podem ser feitas no site do evento, até 22 de junho. Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG, o evento conta com parceria da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, da Rede Iberoamericana de Economia da Cultura (RIEC) e da Association for Cultural Economics International (Acei). As atividades serão realizadas presencialmente, em 27 e 28 de junho, no bloco de auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha.
O objetivo do seminário é reunir professores, pesquisadores e profissionais, a fim de difundir a pesquisa científica e aplicada sobre a economia da cultura e sobre as iniciativas locais que contribuem para o desenvolvimento do setor. No evento, também serão compartilhadas informações e medidas tomadas pelo setor cultural para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19.
Mais de 100 trabalhos
A terceira edição do evento, que será realizada na UFMG, é também a primeira sediada no Brasil. O primeiro seminário ocorreu em Medellín, na Colômbia, em 2017, quando foi criada a Rede Iberoamericana de Economia da Cultura, formada por pesquisadores de Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México. A segunda edição ocorreu em Valdívia, no Chile, em 2019.
Na edição brasileira, serão apresentados 101 resumos de trabalhos, oriundos de países da América Latina, da Espanha e de Portugal, que foram selecionados por comissão científica formada pelo presidente da Acei, Luis César Herrero Prieto (Universidade de Valladolid, na Espanha), e pelos professores Ana Flávia Machado (UFMG), Andrea Báez Montenegro (Universidade Austral do Chile), Luis Fernando Aguado (Pontifícia Universidade Javeriana de Cali, Colombia), Marcos Valdívia (Universidade Autônoma do México), Nora Elena Espinal Monsalve (Universidade Nacional da Colômbia) e Pedro Costa (Instituto Universitário de Lisboa, Portugal).
Além de sessões temáticas, o evento contará com mesa de abertura, com o workshop Financiamento coletivo em cultura, com os painéis Economia criativa e Desenvolvimento local / consumo e fruição de cultura: políticas públicas no Brasil e na Colômbia, além de atrações artísticas.
A programação definitiva será divulgada em breve, no site do evento. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail siec2022@cedeplar.ufmg.br.