'UFMG Talks' aborda plataformas digitais e uberização da sociedade

Os convidados da edição de 4 de novembro são os professores Carlos d’Andréa, da Comunicação, e Fabio Tozi, da Geografia

Com o tema Plataformas digitais e uberização da sociedade, a próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os professores Carlos d'Andréa, da Comunicação, e Fabio Tozi, da Geografia, nesta quinta-feira, dia 4 de novembro. O evento terá transmissão ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

A vida parece convergir para os smartphones, mediada cada vez mais pelas plataformas digitais. Elas conectam os usuários com amigos, colegas de trabalho, restaurantes, lojas, supermercados e bancos. Durante a pandemia, ficou ainda mais evidente como praticamente tudo está disponível a um clique na palma da mão.

Dados, algoritmos, inteligência artificial (IA) e modelos de negócios estão por trás dessa nova sociedade que gira em torno das grandes empresas de tecnologia como Google, Amazon, Facebook e Uber. Essa última, inclusive, empresta o seu nome para um novo fenômeno denominado uberização, ligada às mudanças nas relações de trabalho e na concorrência numa sociedade movida pelos aplicativos.

Com a promessa de reduzir custos, facilitar o acesso a determinados produtos e serviços e oferecer mais comodidade para os usuários, essa nova dinâmica social traz mudanças estruturais significativas, como no transporte público, em que já é possível observar a queda na demanda por viagens de ônibus e táxis, por exemplo.

Convidados desta edição

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Carlos d'Andréa atua em pesquisas sobre plataformas, mídias sociais, métodos digitais, datificação e jornalismo contemporâneo. É graduado em jornalismo, mestre em Ciência da Informação e doutor em Linguística Aplicada pela UFMG. Foi pesquisador visitante no Departamento de Media Studies da Universidade de Amsterdam, na Holanda. Integra o corpo docente da Formação Transversal em Divulgação Científica. É coordenador do grupo de pesquisa R-EST - estudos redes sociotécnicas e vice-coordenador GT Comunicação e Cibercultura da Compós.

Professor do Departamento de Geografia da UFMG, Fabio Tozi desenvolve pesquisas sobre plataformas digitais, uberização, inovação, patentes e informatização do território. Tem graduação e mestrado em Geografia pela Unicamp e doutorado em Geografia pela USP. Fez estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França, e pós-doutorado na Unicamp. Professor visitante na Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, coordenador do Laboratório Terra Mundo, do Observatório das Plataformas Digitais e do Grupo de Pesquisas Continente.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica.  Das vacinas aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, pesquisadores da UFMG apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa: Plataformas digitais e uberização da sociedade

Data: 4 de novembro, às 19h (quinta-feira)

Convidados: Carlos d’Andréa e Fabio Tozi

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG