'UFMG Talks' abre programação de 2021 com avaliação sobre o ano de enfrentamento da covid-19

Reitora e pró-reitor de pesquisa falam sobre as mais de 200 pesquisas e atividades de extensão relacionadas com a pandemia na Universidade

Um ano de pandemia da covid-19 e o Brasil vive um momento de extrema gravidade, com elevada incidência de novos casos, circulação de novas variantes e um número inaceitável de óbitos. Ao longo desse ano, a UFMG tem trabalhado incansavelmente no enfrentamento do novo coronavírus. As ações realizadas pela Universidade com foco na pandemia e as perspectivas futuras serão abordadas no próximo UFMG Talks em casa. Na próxima quarta-feira, 31 de março, às 19h, o evento recebe como convidados a reitora, Sandra Regina Goulart Almeida, e o pró-reitor adjunto de pesquisa, André Ricardo Massensini.

Mais de duas centenas de pesquisas e atividades de extensão envolvendo a covid-19 estão em andamento atualmente na UFMG, envolvendo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento: desenvolvimento de vacinas e de testes avançados e de baixo custo; realização de diagnósticos por RT-PCR; estudos de reposicionamento e de novos medicamentos e terapias; novas tecnologias para neutralização do vírus; os impactos da pandemia sobre os seres humanos, a sociabilidade, a economia, o meio ambiente, a política e a cultura.

Em um esforço coletivo contra o novo coronavírus, ao longo do último ano a UFMG estabeleceu parcerias nacionais e internacionais com diversas instituições e com o poder público, incluindo prefeituras, o Governo de Minas Gerais e os Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados

Sandra Regina Goulart Almeida é reitora da UFMG, vice-presidente da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e coordenadora do GT Museus Universitários da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Foi vice-reitora e diretora de Relações Internacionais da UFMG. Formada em Letras pela UFMG, possui mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova Iorque. É professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG desde 2011 e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo de Minas Gerais.

André Ricardo Massensini é pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG e professor do Departamento Fisiologia e Biofísica, e atua na área de Neurociências com ênfase na sinalização celular do acidente vascular cerebral e nanomedicina aplicada ao AVC. Possui graduação em Farmácia (1994), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia pela UFMG. Fez doutorado com estágio no Institute of Psychiatry do King's College London, no Reino Unido, e pós-doutorado em Farmacologia pela UFMG e em Neurociências pelo McGowan Institute of Regenerative Medicine da University of Pittsburgh, nos Estados Unidos. Coordenador geral do projeto de Laboratórios de Campanha da Rede Vírus do MCTI para diagnósticos da covid-19.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das vacinas aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - UFMG em ação: um ano de enfrentamento da covid-19

Data: 31 de março

Convidados: Sandra Regina Goulart Almeida e André Ricardo Massensini

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG