UFMG Talks de setembro aborda impactos e avanços no campo da vacinação

Os professores Flávio Guimarães e Lilian Diniz conversam sobre a relevância da imunização para a saúde populacional. Evento ocorre no dia 4, às 19h

Importantes descobertas científicas no campo da vacinação, nas últimas décadas, foram responsáveis pelo controle e, até mesmo, pela erradicação de graves doenças contagiosas. No entanto, nem os avanços da pesquisa de ponta parecem ser capazes de barrar a onda de desconfiança quanto à eficácia e à segurança das vacinas. Para discutir o tema Vacinas: Imunizar por quê?, a próxima edição do UFMG Talks vai conversar com os professores Flávio Guimarães, da Biologia, e Lilian Diniz, da Medicina, no dia 4 de setembro, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), na Praça da Liberdade, 450.

Os convidados apresentarão as últimas descobertas e os avanços da UFMG no campo das vacinas, assim como seus impactos na saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a imunização previne atualmente cerca de 2 a 3 milhões de mortes por ano. Após uma breve apresentação de cada palestrante, o UFMG Talks abre a conversa para um debate com o público, que poderá enviar perguntas sobre o tema pelo WhatsApp.

O UFMG Talks tem entrada gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do CCBB uma hora antes. O evento tem a duração de 60 minutos e é disponibilizado na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade.

Convidados desta edição
Flávio Guimarães - professor do Departamento de Microbiologia da UFMG, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Vacinologia e Virologia. É graduado em Ciências Biológicas (1993) com mestrado (1996) e doutorado (2000) em Microbiologia pela UFMG. Fez pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH) em Bethesda, nos Estados Unidos, e no Centro de Pesquisas René Rachou, em Belo Horizonte. Faz parte da equipe de pesquisadores que desenvolve atualmente a vacina contra a dengue e também trabalha no CT Vacinas, uma parceria da UFMG, do Instituto René Rachou e do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

Lilian Diniz - professora do Departamento de Pediatria da UFMG. Atua também como preceptora da residência médica em Infectologia Pediátrica na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Possui graduação em Medicina (1999) pela UFMG, com residência médica em Pediatria e Infectologia Pediátrica no Hospital das Clínicas. Possui mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciência da Saúde pela UFMG, cuja pesquisa deu ênfase ao estudo de crianças infectadas pelo HIV.

Sobre o UFMG Talks
Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, o teatro do Centro Cultural Banco do Brasil se transforma no palco da ciência recebendo dois pesquisadores da Universidade ou com trabalhos de destaque em suas áreas para uma conversa descontraída que aproxime o público da academia. O projeto tem entrada gratuita e é inspirado no formato TED (sigla em inglês para Technology, Entertainment and Design).

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG e conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próximas edições
A próxima edição do UFMG Talks já está confirmada. No dia 9 de outubro a conversa é sobre Fake News, que se espalha cada vez mais rápido pelas redes sociais. Os convidados são os professores Fabrício Benevenuto e Geane Alzamora. E no dia 6 de novembro o tema será Modificações Genéticas em Humanos, com os convidados Ivan Domingues e Silvia Guatimosim.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

UFMG Talks - Vacinas: Imunizar por quê?

Teatro I do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) – Praça da Liberdade, 450