UFMG Talks discute os desafios e aplicações da inteligência artificial na saúde

Na terça-feira, dia 20 de outubro, os professores Marco Aurélio Romano Silva e Wagner Meira Jr. conversam sobre os avanços trazidos pela inteligê

Do campo de busca do Google, passando pela mediação algorítmica e desembarcando em carros e sistemas dotados de capacidade de aprendizado, a chamada inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano. E a saúde é uma das áreas onde inúmeras inovações têm sido aplicadas.

Cirurgias robóticas, diagnósticos mais precisos, recomendação de tratamentos com menos efeitos colaterais. Mas qual o impacto dessas novas tecnologias na relação médico-paciente? Os médicos serão substituídos por robôs? Quais as habilidades serão necessárias aos profissionais da saúde no futuro?

Integrada à programação da Semana do Conhecimento, a próxima edição do UFMG Talks em casa, na próxima terça-feira, dia 20 de outubro, receberá os professores Marco Aurélio Romano Silva, da Medicina, e Wagner Meira Jr., da Computação, para uma conversa sobre os avanços da inteligência artificial aplicados à saúde.

Professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG, Marco Aurélio Romano Silva atua na área de neurociência, com ênfase em psiquiatria, medicina molecular, neuropsicofarmacologia e neuromodulação. Wagner Meira Jr. é professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, onde pesquisa sistemas paralelos e distribuídos e mineração de dados. É também sub-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Cyber (INCT-Cyber).

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Marco Aurélio Romano Silva atua na área de neurociência, com ênfase em psiquiatria, medicina molecular, neuropsicofarmacologia e neuromodulação. É graduado (1990) em Medicina pela UFMG, onde também concluiu o doutorado em bioquímica (1994). Tem especialização (2000) em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, com experiência em Livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP. Ex-professor do Departamento de Farmacologia da UFMG. Foi coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG e pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG. É membro titular da Academia Mineira de Medicina.

Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Wagner Meira Jr. pesquisa sistemas paralelos e distribuídos e mineração de dados, assim como a sua aplicação em redes sociais, cibersegurança, comércio eletrônico, recuperação de informação e bioinformática. Tem graduação (1990) e mestrado (1993) em Ciência da Computação pela UFMG e doutorado (1997) na mesma área pela University of Rochester, nos Estados Unidos. É sub-coordenador do INCT-Cyber - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada. Publicou mais de três centenas de artigos em periódicos e conferências de impacto e é co-autor dos livros Data Mining and Analysis - Fundamental Concepts and Algorithms (2014) e Data Mining and Machine Learning - Fundamental Concepts and Algorithms (2020), publicados pela Cambridge University Press.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, pesquisadores da UFMG apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.
O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
Mais informações: assessoriadeimprensa@ufmg.br.

UFMG Talks em casa: Desafios e aplicações da inteligência artificial na Saúde

Data:  20 de outubro

Horário: às 19h

Convidados: Marco Aurélio Romano Silva e Wagner Meira Jr.

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube: youtube.com/tvufmg e pela página da UFMG no Facebook: fb.com/ufmgbr

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG