UFMG Talks em casa aborda os desafios da acessibilidade e inclusão

Live transmitida no canal da TV UFMG no YouTube recebe as professoras Rosana Passos e Andressa de Mello na próxima terça-feira, a partir das 19h.

Acessibilidade e inclusão. Você já parou para pensar sobre esses termos? Garantir acesso e inclusão para os cerca de 12,5 milhões de brasileiros, que, segundo o IBGE, possuem algum tipo de deficiência, é sinônimo de medidas adotadas para compensar incapacidades? Essa pode ser uma forma restrita de encarar a questão. Uma sociedade inclusiva, que pretende oferecer uma vida digna e justa a todos e todas, precisa se constituir a partir da alteridade. Não seria a sociedade que carece de estrutura, bens e serviços para garantir o bem-estar da coletividade?

A edição de amanhã, 22 de setembro, do UFMG Talks em casa vai abordar essas e outras questões voltadas pata o tema da acessibilidade e inclusão. A conversa acontecerá às 19h, com as professoras Rosana Passos, da Letras, e Andressa de Mello, da Educação Física. Nosso encontro comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).

Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG), Rosana Passos é fonoaudióloga, professora de Libras da Faculdade de Letras e atua na área de educação especial e educação de surdos. Coordenadora de Esportes Paralímpicos no Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG), Andressa de Mello é professora do Departamento de Esportes e desenvolve um projeto de formação de atletas paraolímpicos de alto rendimento.

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Rosana Passos atua como pesquisadora de Libras e língua de sinais e é membro do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS). É Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG, o NAI. É graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, com mestrado e doutorado em Linguística Teórica e Descritiva pela UFMG. Possui uma vasta experiência como fonoaudióloga na área de educação especial e educação de surdos. Desde 2008, trabalha como docente de Libras com passagem pela UFMG, Faculdade Pitágoras e Universidade FUMEC. Seus principais temas de interesse são Libras, Ensino de Língua Estrangeira para surdos, Ensino e Educação à distância, Acessibilidade e Inclusão.

Andressa de Mello lidera o Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE). Na coordenação dos Esportes Paralímpicos do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG) desenvolve um projeto voltado à formação de atletas paralímpicos de alto rendimento. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), especialização em Fisioterapia Musculoesquelética pela UNIMARCO e em Reabilitação e Medicina Esportiva pelo Instituto Cohen. Concluiu o Mestrado em Ciências pela UNIFESP, Doutorado em Fisioterapia pela UFSCAR e Pós-Doutorado em Ciências do Esporte pela UFMG. Participa de ações e palestras em defesa da atuação da Mulher no Esporte e da Valorização da Mulher na Ciência.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próxima edição

Anote na agenda! No dia 29 de setembro, o UFMG Talks em casa vai receber os professores Raoni Rajão, da Engenharia, e Britaldo Soares, da Geografia, para uma conversa sobre o tema Meio ambiente, mudanças climáticas e o agronegócio: vilão ou mocinho?

Serviço:

UFMG Talks em casa - Acessibilidade e inclusão: desafios e perspectivas

Data: 22 de setembro

Convidados: Rosana Passos e Andressa de Mello

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG