UFMG Talks realiza debate sobre democracia, fronteiras e globalização

Vivemos em um mundo integrado, interconectado. As relações socioespaciais têm se dado de maneira dinâmica e intensa. Esta conexão geograficamente simbiótica ficou bastante evidente nesta pandemia. O aparecimento de um novo vírus na província de Wuhan, na China, manifestou-se, em questão de dias, em praticamente todos os países do mundo, modificando a rotina de bilhões de pessoas. Como as relações internacionais influenciam as nossas vidas? Qual o impacto da pandemia na política de fronteiras e na circulação das pessoas?

A próxima edição do UFMG Talks em casa, que acontece na terça-feira, 13 de outubro, às 19h, recebe a professora Carolina Moulin, da Economia, e o professor Aziz Saliba, do Direito, para uma conversa sobre globalização e os impactos da nova ordem mundial nas democracias liberais.

Professor do Departamento de Direito Público da UFMG, Aziz Saliba é Diretor de Relações Internacionais da Universidade e pesquisa o papel das organizações internacionais na sociedade globalizada. Professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, Carolina Moulin pesquisa questões relacionadas às fronteiras e mobilidade humana – como deslocamentos, migrações e refugiados – e cidadania em contextos transnacionais.

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Aziz Saliba é graduado em Direito pela Universidade de Itaúna, possui mestrado em Direito Internacional pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e doutorado em direito pela UFMG. Foi professor visitante na University of Ljubjana, na Eslovênia, e pesquisador visitante na University of Notre Dame, nos Estados Unidos, e na University of Cambridge, na Inglaterra. Em 2009, recebeu a bolsa Arthur C. Helton, da Sociedade Americana de Direito Internacional (ASIL). Realizou estágio pós-doutoral na Université Laval, no Canadá. É presidente do Ramo Brasileiro da International Law Association e diretor do Departamento de Direito Internacional do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Carolina Moulin é graduada em Direito pela UFMG e em Relações Internacionais pela PUC Minas. Possui mestrado em Relações Internacionais pela PUC Rio e Doutorado na mesma área pela McMaster University, no Canadá. Foi professora visitante na NewCastle University, na Inglaterra, e é também professora e pesquisadora do Instituto de Relações Internacionais da PUC Rio, onde coordenou a Cátedra Sergio Vieira de Mello entre 2016-2019.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - Relações Internacionais: democracia, fronteiras e globalização

Data: 13 de outubro

Convidados: Aziz Saliba e Carolina Moulin

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG