UFMG tem oito projetos aprovados em chamada para formação de redes de pesquisa

Fapemig fará aporte de R$ 30 milhões; iniciativas da UFMG receberão 37% desse valor

Oito projetos de pesquisa da UFMG foram aprovados em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que busca estimular a criação e o fortalecimento de redes de pesquisa no âmbito estadual. As iniciativas da UFMG vão receber mais de R$ 11,2 milhões, valor equivalente a 37% do montante que será investido na chamada.

Quatro dos projetos contemplados são vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB): Rede Mineira de Pesquisa Translacional em Imunobiológicos e Biofármacos no Câncer (coordenado pelo professor Alexander Birbrair), Rede Mineira de Investigação em Mucosas e Peles (Ana Maria Caetano de Faria), Rede de Pesquisa em Imunobiológicos e Biofármacos para Terapias Avançadas e Inovadoras (Mauro Martins Teixeira) e Rede NanoBioMabs: produção e uso de anticorpos monoclonais e seus fragmentos como biofármacos em nanomedicina (Carlos Delfín Chavez Olortegui).

Outros dois são do Instituto de Ciências Exatas (ICEx): Rede Mineira de Inteligência Artificial na Reprodução Humana (Juan Carlos González Pérez) e Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos à Base de Nióbio para Uso nas Áreas de Saúde, Energia e Meio Ambiente (Luiz Carlos Alves de Oliveira). Também foram aprovados projetos da Faculdade de Farmácia (Órtese Inteligente para Cicatrização de Feridas: Nanomembrana com Biofármaco Multifuncional da Biodiversidade Brasileira, coordenado por Rachel Oliveira Castilho) e da Escola de Veterinária (Rede de Pesquisa e Inovação em Sanidade da Pecuária Leiteira, de Andrey Pereira Lage).

Dois docentes da Universidade tiveram propostas selecionadas, porém vinculadas a outras instituições: Marco Aurélio Crocco Afonso, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), com projeto pelo BH-TEC, e Marcus Vinícius Gomez, aposentado do ICB, contemplado com trabalho pela Santa Casa de Belo Horizonte.

Grupos de referência

A chamada Redes de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico com Foco em Demandas Estratégicas contempla 22 projetos de universidades e instituições de pesquisa mineiras, com o valor total de R$ 30.018.484,91. Com foco na produção coletiva, no intercâmbio e na difusão do conhecimento, o objetivo é gerar e consolidar grupos de referência em áreas do conhecimento e setores estratégicos e de interesse de Minas Gerais.

Os projetos selecionados nesta edição podem ser consultados nesta lista.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG