Último dia do Festival de Verão UFMG tem apresentações das Mulheres do Jequitinhonha e Madrigal Renascentista Unifal

A terra, o canto e as mulheres do Jequitinhonha. O grupo de artesãs, bordadeiras, tecelãs e jogadoras de versos do Mulheres do Jequitinhonha apresentam um vídeo-performance-documentário em que apresentam as cantigas, que entoam a todo momento, enquanto desenvolvem suas atividades. A apresentação, que marca a programação do último dia do 15º Festival de Verão UFMG, 11 de março, será às 12h, no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube (youtube.com/culturaufmg).

O grupo Mulheres do Jequitinhonha é formado por mulheres que guardam uma profunda conexão com a terra.  A forma integrada e harmônica de se viver em conexão com a terra são saberes passados de geração em geração, que aos poucos vem se perdendo. Mas esse grupo vem se tornado guardião desses saberes, tão essenciais nos dias atuais. Neste vídeo, elas apresentam as cantigas, que entoam a todo momento, cantando a terra, a seca, a chuva, os animais, os desafios e a poesia de se viver no sertão de Minas.

Já às 19h será transmitida a apresentação do Madrigal Renascentista Unifal. O evento é atração do encerramento do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). O Madrigal Renascentista é um projeto de extensão na área da Cultura, da Universidade Federal de Alfenas. Nasceu em 2009 e em 2017 passou a integrar o programa de extensão Toda Música para Todos. Sob a regência de João Pedro Boroni, o projeto é coordenado pela servidora Delô Ballesteros e, atualmente, conta com 17 participantes, entre servidores e discentes da Universidade e membros da comunidade local.

E tem programação nas ruas. A partir das 19h30, começam as projeções da Mostra Universidade Cidade que, nesta quinta-feira, será realizada na Estação Lagoinha e na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no site do Festival: www.ufmg.br/festivaldeverao.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do 15º Festival de Verão UFMG | Mariana Gonçalves