Universidade Cidade: Espaço do Conhecimento UFMG exibe prévia da sua próxima mostra durante o 52º Festival de Inverno da UFMG

Entre os dias 19 e 23 de setembro, produções audiovisuais serão projetadas em diversos prédios de Belo Horizonte

Em dezembro de 2020, o Espaço do Conhecimento UFMG abrirá a Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade, uma proposta de diálogo, conexão, interlocução e compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios da cidade, na academia (UFMG), ou decorrente do encontro entre saberes. Entre os dias 19 e 23 de setembro, o público poderá ter contato com uma prévia da mostra durante o 52º Festival de Inverno da UFMG.

Nesse período, as fachadas do Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG e Faculdade de Direito da UFMG e as empenas de outros dois prédios da cidade receberão projeções de imagens, frases e vídeos de música, dança, performance e muito mais.

A mostra, que tem a curadoria de Júnia Ferrari e Marcela Silviano Brandão, é uma maneira de resgatar a urbanidade recentemente atravessada e desmaterializada pelo isolamento social, sendo essa urbanidade entendida como o urbano compartilhado, negociado e experimentado cotidianamente. O projeto vai se apoiar em plataformas virtuais que permitam, ao público, participar de sua janela, varanda, calçada, computador, celular, de onde puder se conectar.

Outras informações no site do Espaço do Conhecimento UFMG. Acompanhe o Instagram do @espacoufmg e do @festival_ufmg para conferir os registros das projeções.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Programação - prévia da Mostra Universidade Cidade:

Para ver e escutar da praça

Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)

Dias 19 e 20 de setembro, das 19h30 às 20h

Projeções de vídeos dos projetos: Arcos, pontes e janelas: dança e música em seis movimentos; Ars-Nova Coral da UFMG; Janelas afora, Portas adentro; AUÊ - Grupo de Estudos em Agricultura Urbana; Compasso - parcerias educacionais para inovação em comunidades; e Quarentena - Janelas e Quarentena - Na Tela.

Projeções poéticas e sonoras

Local: Centro Cultural UFMG e copa das árvores da Praça Rui Barbosa (Av. Santos Dumont, 174 - Centro, esquina com R. da Bahia)

De 19 a 23 de setembro, das 19h às 21h

Projeções de imagens do Projeto Faces e de trabalhos de videoarte do Laboratório de Tridimensionalidade da Escola de Belas Artes da UFMH e do Centro Especializado de Arte Ambiental do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Para ver da praça

Dias 21, 22 e 23 de setembro, das 19h30 às 20h

Projeções dos projetos: Frases Roseanas; Janelas afora, Portas adentro; Flores do Morro; Mirantes; Territórios Populares (vídeos); Lição – Se essa Rua fosse um Rio; Sobre o Rio; Jardins Possíveis; Parque das Ocupações; Retina Solidária

Música na fachada

Local: Conservatório UFMG (Rua Guajajaras, 100 - Centro)

Dias 21, 22 e 23 de setembro, das 19h30 às 20h

Projeção de vídeos com obras musicais apresentadas no Conservatório UFMG por artistas de Belo Horizonte e convidados de todo o mundo, na variedade de gêneros, ritmos, formações instrumentais e épocas de produção, revelando a diversidade da música que nos permeia.

Para Ver Da Janela

Local: dia 21 - Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 - Centro), dia 22 - Condomínio Augusto Costa (Rua da Bahia, 1.320 - Centro) e dia 23 - Condomínio Gaudi Residência (R.Fernandes Tourinho, 221 - Savassi)

Dias 21, 22 e 23 de setembro, das 19h30 às 20h

Projeções dos projetos: Frases Roseanas; Janelas afora, Portas adentro; Flores do Morro; Mirantes; Territórios Populares; Retina Solidária