Universo literário invade o Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG

Exibição especial da sessão 400 Anos de Solidão marca lançamento de obra que analisa publicações da saga do engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La M

Além das estrelas, constelações e planetas, o céu também pode abrigar a saga humana pelo desejo, sonho e aventura. No próximo sábado, dia 10 de junho, o universo literário invade a programação do Espaço do Conhecimento UFMG. A sessão do Planetário 400 Anos de Solidão: Shakespeare e Cervantes será exibida, às 12h30, logo após o lançamento do livro Dom Quixote: Encenações tipográficas, que acontece às 11h, na Livraria UFMG Liberdade. A participação no lançamento do livro e na exibição da sessão no Planetário é aberta ao público. OEspaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Organizada pelas pesquisadoras da UFMG Daisy Leite Turrer e Eliana Scotti Muzzi a obra, publicada pela Editora UFMG, é resultado da pesquisa transdisciplinar do Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso (NECI). O processo de escrita e as mudanças dos meios de produção e dos tempos históricos pelos quais a obra Dom Quixote tem perdurado são temas da publicação.

Acredita-se que o autor de Dom Quixote, Miguel de Cervantes, morreu no mesmo dia do mesmo ano que William Shakespeare. Para marcar a data, a sessão especial 400 Anos de Solidão: Shakespeare e Cervantes leva o público a uma viagem no tempo. Os espectadores veem o céu do dia 23 de abril de 1616, quatro séculos atrás, data em que se celebra a morte de ambos, ao som de uma narração que retoma trechos de várias obras dos escritores. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da disciplina de Produção de Texto e Crítica Cinematográfica do curso de Comunicação Social da UFMG, sob a orientação do professor Nísio Teixeira.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed e do Instituto Unimed.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br