'Vida nas ruas' é tema de campanha do Polos de Cidadania da UFMG

Desenvolvida com a Rede Minas, campanha sobre direitos da população de rua está sendo exibida na programação da emissora e nas redes sociais

Com o objetivo de refletir e chamar a atenção sobre a realidade enfrentada pela população em situação de rua, o programa Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da UFMG, e a Rede Minas lançaram a campanha Vida nas Ruas.

Desde o mês passado, estão sendo exibidos, de forma sistemática na grade da programação da emissora, vários vídeos de curta duração que retratam a realidade enfrentada por essas pessoas e a situação de invisibilidade que as envolvem, principalmente durante a pandemia, período em que muitos municípios têm assistido ao crescimento dessa população.

A série recorre à fotografia documental e à narração feita pelos próprios moradores de rua da região central de Belo Horizonte, que expressam as condições de exclusão, abandono e riscos agravadas durante a covid-19. Os vídeos estão sendo exibidos ao longo de 2021 e também podem ser assistidos nas redes sociais do Polos de Cidadania UFMG ou no canal Rede Minas no Youtube.  

O objetivo da campanha Vida nas Ruas é dar voz àqueles que vivem à margem da sociedade, enfatizar a necessidade de políticas eficazes para assegurar os direitos dessa população, como moradia, alimentação e saúde, além de destacar a importância dos serviços públicos e das mobilizações sociais que identificam as necessidades dessas pessoas e as auxiliam na restauração da autonomia de vida.

Em março deste ano, a temática dos direitos humanos da população em situação de rua também foi tema de episódio de podcast do programa Polos. Ouça aqui

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço