Vídeo comemorativo ressalta trechos da história do Conservatório UFMG

Publicação encerra semana em homenagem aos 20 anos do local como espaço cultural de Belo Horizonte

As celebrações virtuais dos 20 anos do Conservatório UFMG como espaço cultural, a serem completados amanhã, 5 de setembro, culminam hoje com a publicação de um vídeo reunindo depoimentos de ex-funcionários e ex-diretores, além do atual diretor, Fernando Rocha, e de Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG. O vídeo já está on-line no YouTube do Conservatório, no qual também estão disponíveis as outras publicações comemorativas lançadas nesta semana. A celebração festiva, em virtude da pandemia de covid-19, foi adiada para 2021, ocasião em que serão celebrados também os 95 anos de construção do edifício.

O vídeo conta um pouco da história dos últimos 20 anos passados no Conservatório UFMG como espaço cultural da cidade de Belo Horizonte. Fotos e vídeos refletem alguns dos momentos marcantes desta trajetória. Foram escolhidos para a ocasião trechos das seguintes apresentações musicais: Quarteto de Mozart para flauta e cordas (Maurício Freire, Édson Queiroz, Elise Pittenger e Iberê Carvalho); Lucas Telles; Grupo Aruanda; Clara Sandroni e o Samba da Praça Onze; Choro da Mercearia (Sílvio Carlos, Marcos Ruffato, Du Macedo e Daniel Guedes); San-São Trio (Amilton Godoy, Léa Freire e Harvey Wainapel).

Além de Mencarelli e Fernando Rocha, participaram da homenagem Carlos Alberto Reis (Diretor do Conservatório UFMG de 2006 a 2014), Isadora Boucherville (Produtora Cultural do Conservatório UFMG de 2011 a 2018) e Margarida Borghoff (Diretora do Conservatório UFMG de 2014 a 2018).

20 anos de reinauguração

Considerado um dos prédios arquitetônicos mais antigos e charmosos da capital, o Conservatório UFMG é um espaço que, diariamente, respira cultura e está localizado em área nobre da cidade, na avenida Afonso Pena. Sua construção é tombada como patrimônio de Belo Horizonte pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) e pela Secretaria Municipal de Cultura. Desde a sua inauguração, em 5 de setembro de 1926, a edificação ainda preserva na fachada o nome original – Conservatório Mineiro de Música.

Dedicado ao ensino da música, o Conservatório passou a integrar a Universidade Federal de Minas Gerais em 1966, funcionando como sua Escola de Música por trinta anos, até a transferência da unidade para o campus Pampulha. Após abrigar a Comissão Organizadora do Centenário da cidade em 1997, o prédio passou por grande reforma, sendo restaurado e ampliado, e teve seu novo formato inaugurado em agosto de 2000, já sob o novo nome, Conservatório UFMG.

“A reabertura do espaço foi pensada como um equipamento cultural para cumprir o importante papel de aprofundar a relação da Universidade com a cidade de Belo Horizonte, através de programas extensionistas e culturais”, salienta o professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG. Desde sua reabertura, o Conservatório UFMG vem realizando extensa programação cultural aberta ao público oferecendo concertos, exposições, lançamentos de livros, seminários, entre outras atividades.

“Nos primeiros anos após a reinauguração, o Conservatório era uma parceria UFMG-Fundep, que foi a responsável pela reforma. Ao final da gestão do professor Ronaldo Pena [2006-2010], o Conservatório passa a ser todo da UFMG", explica Carlos Reis, produtor cultural aposentado, que esteve à frente da diretoria do Conservatório de 2005 ao início de 2014. Ele complementa: "Quando eu cheguei, a programação era pequena, voltada sobretudo a concertos de música erudita. Não havia ainda outros tipos de atividades. Por orientação do reitor à época, abrimos para todos os tipos de música".

Assim, a programação passou a contar com outros gêneros, desde populares brasileiros, como samba e choro, quanto para a música contemporânea em geral, com convidados de todo o mundo. "Recebemos o compositor indiano Ravi Shankar, que era uma espécie de guru dos Beatles e que se apresentou em palcos históricos como Woodstock e Festival de Montreal", exemplifica Reis.

Em 2014, na gestão do reitor Jaime Ramirez e da vice Sandra Goulart Almeida, o Conservatório UFMG passou a integrar a Diretoria de Ação Cultural/DAC UFMG, órgão vinculado à Reitoria, que propõe e executa as políticas de cultura estabelecidas pela Universidade.

O diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, ressalta o papel de articulação desempenhado por equipamentos como o Conservatório UFMG: “os espaços culturais cumprem papel fundamental, pois eles são exatamente os polos em que se dá efetivamente a interação da Universidade com as comunidades locais, regionais e nacionais. É através desses espaços culturais, com sua ampla diversidade de perfis, que a Universidade encontra a forma de colocar em circulação a produção de conhecimento que ela realiza nas áreas das artes e da cultura, e é através do qual ela executa os princípios, valores e diretrizes de sua política acadêmica e cultural, que compõem seu projeto acadêmico”.

Em virtude da pandemia, a comemoração festiva com a presença do público foi adiada para 2021. Na ocasião, será celebrado também os 95 anos de construção do edifício. Porém, para marcar os 20 anos, o Conservatório UFMG preparou uma série de publicações on-line, que será lançada ao longo da próxima semana - de 31 de agosto a 4 de setembro. Além de playlists temáticas dos concertos realizados na Casa e de dica cultural, será apresentado um vídeo com depoimentos de ex-funcionários e ex-diretores, além de Fernando Mencarelli e do atual diretor, Fernando Rocha.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG