Violência e acidentes de trânsito serão abordados em seminário na Escola de Enfermagem da UFMG

Estão abertas até domingo, 6 de agosto, as inscrições para o seminário Violência, acidentes e o projeto Vida no Trânsito, que a Escola de Enfermagem vai realizar na segunda-feira, 7, das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Centro de Extensão (Cenex) da Escola, presencialmente ou pelo telefone (31) 3409-9831.

O intuito é despertar a atenção para a gravidade e as formas de enfrentamento de uma das causas mais importantes de morbimortalidade no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1,24 milhão de pessoas morrem a cada ano como resultado de acidentes de trânsito. Os países de média renda, incluindo o Brasil, concentram 80% dessas mortes, embora tenham aproximadamente 72% da população mundial e 52% dos veículos registrados no mundo.

O assunto será discutido por Deborah Carvalho Malta, professora da Escola de Enfermagem, Lúcia Paixão, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e integrante do Grupo Gestor da Informação do Projeto Vida no Trânsito, e Waleska Caiffa, professora da Faculdade de Medicina da UFMG.

O projeto Vida no Trânsito é iniciativa brasileira voltada para a vigilância e a prevenção de lesões e de mortes no trânsito e para promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011–2020.

O foco do projeto é a intervenção sobre dois fatores de risco: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e utilizar velocidade excessiva ou inadequada. A iniciativa também considera outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente por meio das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre com motociclistas.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço