Violonista capixaba Elias Belmiro se apresenta no Circuito Cultural UFMG

Com o intuito de trazer nomes de fora de Minas Gerais para o conhecimento do público, a programação de outubro do Circuito Cultural UFMG começa nesta quarta-feira, 13 de outubro, às 19h, com apresentação do violonista Elias Belmiro. Natural de Vitória, o artista estreia o espetáculo Reencontro, no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube (youtube.com/culturaufmg). Transitando do clássico ao popular, o show traz composições autorais com influências de grandes mestres do violão brasileiro.

Ao longo de sua trajetória, Elias se formou em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É arranjador, compositor e professor de teoria musical e musicalização infantil. Integrou o Quinteto Maurício de Oliveira, tocou com grandes orquestras e gravou dois álbuns intitulados Villa Lobos interpretado por Elias Belmiro e Influências.

Afastado da música durante alguns anos em função do alcoolismo, ele retornou à carreira, reforçando o valor transformador da arte. Em 2021, por meio da mobilização dos Amigos do Vinil do Espírito Santo, gravou o LP Elias Belmiro - Reencontro, somente com obras autorais.

O Circuito

O Circuito Cultural UFMG é um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG