Violonista Celso Faria apresenta concerto comentado com as composições de José Augusto de Freitas
O violonista Celso Faria apresenta um concerto comentado com as composições que fazem parte do álbum de partituras de José Augusto de Freitas – Dez obras originais para violão. No programa, serão executadas a valsa Soluços – gravada por Dilermando Reis na década de 1960 – além do choro Lamentos d’alma, a Gaivota e Eurídice, dentre outras. A apresentação acontece no palco principal do Conservatório UFMG no dia 8 de abril, terça-feira, às 19h30, dentro do projeto Conexões Musicais.
José Augusto de Freitas foi um dos mais importantes violonistas brasileiros do final da década de 1920 até princípio dos anos de 1940. Nascido em 1912, em Rio Pomba (MG), ele foi aluno de Quincas Laranjeiras e Agustín Barrios e, desde cedo, começou a lecionar e a compor. Para além dos gêneros populares brasileiros e das peças com finalidade didática, é identificada a forte influência que Barrios exerceu sobre ele - algumas de suas obras flertam com o universo composicional de seu ex-professor. O álbum de partituras, José Augusto de Freitas - Dez obras originais para violão, editado pela Legato, foi lançado no final de 2024.
Sobre Celso Faria
O musicista foi aluno de José Lucena Vaz, Fernando Araújo, Betho Davezac e Norton Morozowicz. É mestre em Performance Musical (UFMG) e especialista em Música Brasileira (UEMG). Foi premiado em diversos concursos de interpretação musical e, frequentemente, é convidado para lecionar em festivais de música no Brasil.
Lançamento do álbum de partituras
Serviço:
José Augusto de Freitas - Dez obras originais para violão
Celso Faria
Música erudita
Data: 8 de abril / terça-feira
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro de Belo Horizonte / MG
Entrada gratuita
Info: 3409-8300