Visitantes constroem ferramenta astronômica e aprendem sobre a luz em oficina no Espaço do Conhecimento UFMG

Atividade acontece em três sábados de novembro, sempre às 19h; oficina é gratuita

Para entender o Universo, os cientistas usam a luz como referência em muitos estudos. Afinal, ela nos permite enxergar e compreender diversos mecanismos da natureza. Nos sábados de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma atividade sobre os princípios básicos da luz.

A oficina Espectroscópio acontece nos dias 11, 18 e 25 de novembro, às 19h. Nela, os visitantes constroem um instrumento fundamental para o estudo da luz com materiais simples. Após fazer o próprio espectroscópio, o público aprende a ver o espectro emitido por diferentes fontes luminosas. Assim, é possível entender como os cientistas descobrem os elementos químicos que compõem estrelas e planetas apenas observando seu brilho. A oficina é gratuita, mas os interessados devem retirar bilhete na recepção do Espaço. A classificação indicativa é de 10 anos. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br