Visitantes encenam Sistema Solar em Tapete Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG

De 8 a 30 de julho, Teatro dos Planetas acontece às quartas-feiras e aos sábados; oficina integra programação especial de férias

Um tapete diferente. Em vez de estampas decorativas ou tecidos felpudos, o Sistema Solar. Nele, os planetas estão representados de acordo com a órbita e o tempo que levam para dar uma volta em torno do Sol. O Tapete Astronômico é a metodologia da oficina Teatro dos Planetas, em que os visitantes usam o próprio corpo para representar os planetas, seus movimentos e posições. A atividade faz parte da programação especial de férias do Espaço do Conhecimento UFMG que vai de 8 a 30 de julho. Durante as férias, a oficina acontece às quartas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 17h, com entrada gratuita. A classificação indicativa é de 10 anos. Para participar, é preciso retirar bilhete, na recepção do Espaço, uma hora antes do início da atividade. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Logo após o Teatro dos Planetas, haverá exibição da sessão O Céu de Belo Horizonte, em que as posições dos planetas representadas na oficina serão vistas de outro ângulo, projetadas no Planetário. Para assistir, é preciso comprar ingresso na recepção. O bilhete custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

O teatro acontece sobre o Tapete Astronômico, no qual os participantes encenam o movimento de translação. O exercício mostra que cada planeta tem uma velocidade de giro em torno do Sol. Quanto maior a órbita, mais tempo ele demora para completar a volta. Devido às suas diferentes translações, podemos observar os planetas em diferentes direções nas constelações do Zodíaco e em horários distintos da noite.

Programação de Férias

Durante as férias escolares, o Espaço também tem outras atividades relacionadas à Astronomia. O Planetário ganha a nova sessão, Da Terra ao Universo (2016), e terá exibições diárias para o público infantil, sempre às 11h. Já às terças e sextas-feiras, às 15h, o público aprende os princípios básicos da luz na oficina Espectroscópio, nome de um instrumento fundamental para o estudo da luz e que será construído na atividade. Com ele, é possível descobrir os elementos químicos que compõem estrelas e planetas apenas observando seu brilho.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br