Vivências da equipe do Programa Polos de Cidadania da UFMG será tema de oficina no Fórum Social Mundial

Há três anos em Conceição do Mato Dentro, o programa transdisciplinar Polos de Cidadania da UFMG, realizará oficina no Fórum Social Mundial (FSM) sobre os impactos da mineração na vida de jovens e adolescentes da região. A atividade acontecerá no dia 14 de março, quarta-feira, às 10h, em Salvador, que receberá o FSM este ano. A oficina é livre e destinada às pessoas atingidas por empreendimentos minerários no Brasil e na América Latina.

Intitulada “Impactos e resistências em contextos de mineração: a importância do Protagonismo Juvenil”, a oficina pretende ser um espaço de diálogo e reflexão acerca da condição do adolescente e do jovem que vivência a experiência concreta e abrupta de alteração de seus modos de vida, ocasionada pela entrada dos empreendimentos minerários em seus territórios. Clique aquipara mais informações.

A atividade no Fórum Social Mundial surgiu do interesse em compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe do Polos de Cidadania em Conceição do Mato Dentro – MG, município que recebeu um dos maiores empreendimentos minerários do Brasil nos últimos anos. Uma das atuações do programa na cidade visa dar voz aos adolescentes e jovens. Espera-se contribuir para a formação de um discurso que fortaleça o empoderamento de jovens e adolescentes, muitas vezes desconsiderados em tal contexto, fortalecendo o protagonismo dos mesmos, bem como que eles possam vislumbrar outras possibilidades de inserção profissional para além do que é ofertado pelo empreendimento.

Espera-se que a oficina, ofertada, no Fórum Social Mundial, pelo Polos de Cidadania, possa ser um espaço de compartilhamento de saberes e experiências. A atividade busca proposições práticas de trabalho junto às comunidades impactadas pela mineração, entendendo que as situações violadoras de direitos humanos em Conceição do Mato Dentro, são realidades em diferentes estados brasileiros e em outros países da América Latina.

Polos de Cidadania

Programa da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, o Polos de Cidadania visa aliar atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover a efetivação dos direitos humanos e a construção de conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes. Criado em 1995, o Polos é caracterizado pela transdisciplinaridade, envolvendo graduandos, pós-graduandos e profissionais de diversas áreas como Direito, Sociologia, Comunicação, Artes Cênicas, Economia, Ciências do Estado, Psicologia, Demografia, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Serviço Social.

Serviço

O quê: Oficina Impactos e resistências em contextos de mineração: a importância do Protagonismo Juvenil.

Quando: 14 de março de 2018, 4ª feira | de 10:00 às 12:00

Onde: UFBA - Campus Ondina- Auditório da ABUS