Webinar da Fundep UFMG debate os desafios e oportunidades da telessaúde no Brasil

Com a pandemia de covid-19, as discussões sobre tecnologia, infraestrutura, acessibilidade e regulamentação têm contribuído para o fortalecimento da telemedicina. Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, das 10h às 11h, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) receberá especialistas para debaterem sobre o cenário da saúde digital no país. O evento será transmitido ao vivo no canal da Fundep no YouTube. As inscrições podem ser realizadas na plataforma Sympla

O debate, que abordará a telessaúde no Brasil e suas tendências nos campos da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, reunirá a gerente de Negócios e Parcerias da Fundep, Janayna Bhering, a deputada federal Adriana Ventura, os professores Antonio Luiz Pinho Ribeiro, coordenador do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, e Chao Lung Wen, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A telessaúde já é uma realidade no Brasil. Em 2002, o Conselho Federal de Medicina aprovou a Resolução 1.643, que autoriza o exercício da telemedicina para fins de pesquisa, assistência e educação em saúde ou em casos de emergência, como suporte terapêutico e de diagnóstico. 

Dados de 2016 do Ministério da Saúde sobre o Programa Telessaúde Brasil mostram que foram oferecidas 481 mil teleconsultorias, mais de 3 milhões de telediagnósticos e quase 3 milhões de participações em atividades de teleducação dirigidas aos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG