Webinar da UFMG discute respostas e impactos da pandemia de covid-19 em populações vulnerabilizadas

No dia 8 de fevereiro, às 10h, a Escola de Enfermagem da UFMG realiza o webinar Populações vulnerabilizadas e covid-19 no Brasil: impactos e respostas à pandemia. As inscrições podem ser feitas neste link. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

Coordenado pelas professoras Deborah Carvalho Malta e Erica Dumont, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EEUFMG, o evento conta com uma programação que inclui discussões sobre os impactos e as respostas à pandemia de covid-19 nas populações vulnerabilizadas.

O webinar terá como palestrantes a enfermeira Bernadete Monteiro, mestre em Saúde Pública e atuante na luta contra a violência à mulher; o educador popular e ativista Aristênio Gomes, integrante do grupo/projeto Movimentos: drogas, juventude e favela; e Samuel Silva, graduado em Relações Internacionais, doutor em Demografia e pesquisador em estudos realizados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

De acordo com as coordenadoras, analisar e intervir sobre a pandemia não se limita a compreender o comportamento do vírus, mas sim a sua colocação em diversos contextos: “A crítica à concepção universalista de sujeitos sociais, abre espaço para a necessidade de compreender as relações com outros determinantes sociais, como os de raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmica social e econômica. E o conceito de sindemia lança luz sobre a necessidade de pensar a catástrofe humanitária instalada pela pandemia, bem como as respostas complexas que ela demanda”.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG