Selo 90 anos UFMG

A Dádiva

Aplicações do selo de 90 anos

O projeto de comemoração dos 90 anos da Universidade Federal de Minas Gerais foi concebido com base na ideia de “dádiva”. No aniversário da Instituição, “o que você quer de presente? O que você quer receber, e também dar, de presente?”

Buscamos, primeiramente, referências para o conceito de dádiva. Em definição dicionarizada, dádiva é “ação ou efeito de oferecer, voluntariamente, alguma coisa valiosa a alguém; dar um presente a; oferta.” Da academia, trouxemos duas referências: Marcel Mauss e Jacques Derrida. Segundo o sociólogo Marcel Mauss, “As dádivas vão e voltam sempre”:

“Pouco importa seu valor, pouco importa sua natureza; podem ser idênticas ou não; o importante é que recorram caminhos inversos ou simétricos, que elas se reproduzam como num espelho; e esta reflexão é o motor oculto dos seus movimentos, inclusive quando são aparentemente livres e gratuitas” (TEMPLE e CHABAL, 1995, p. 73, tradução do autor).

Exemplos de aplicação

E o filósofo Jacques Derrida define dádiva como uma aporia – um problema filosófico sem resolução – e propõe o conceito de dádiva radical:

A confirmação de recepção ou de reconhecimento da dádiva inevitavelmente leva a um “dar algo em troca”. A dádiva, então, é submetida a certo tipo de troca econômica, que vai contra a própria ideia de dádiva. Derrida define como dádiva radical, a dádiva em que não se espera nada em troca e indica a sua impossibilidade.

Assim, estabelecemos subconceitos para a representação gráfica: retribuição, retorno e contrapartida. Nesse ponto nos parecia adequado que a síntese gráfica presente no selo transmitisse ciclicidade: a dádiva como um ciclo virtuoso. O objetivo era que a representação gráfica remetesse à troca de saberes entre a Universidade e a sociedade.

Trouxemos também para o projeto o contexto do momento da fundação da Universidade. Na década de 20 era forte a influência do movimento artístico Art Déco na arquitetura e nas artes gráficas. Além disso, os ornamentos orgânicos, porém geométricos, característicos do estilo, apresentam sintonia com o caráter cíclico desejado. Assim como a composição gráfica do selo, a paleta de cores trouxe em sua essência tons presentes no movimento, adequados ao caráter solene do evento.

Paleta de cores

Assim sendo, desenhamos o selo dos 90 anos com os algarismos “9” e “0” formados por dois pares de círculos: o interno, delicado e completo, funciona como um ornamento, enquanto o externo, mais robusto, porém intermitente, dá forma aos numerais.

Exemplos de aplicação do selo

Desenvolvemos um padrão para ser utilizado sobre os diferentes suportes relacionados às comemorações. O selo também faz referência ao Art Déco, em que as formas se encaixam como nos gradis e padrões geométricos próprios do movimento.

Exemplos de aplicação

Ficha técnica: