Notícias Externas

110 anos da morte de Euclides da Cunha

Euclides da Cunha
Euclides da Cunha Wikimedia Commons

"É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente". Esse é um trecho do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Na passagem do livro, que é considerado o mais célebre do autor, ele descreve quem é o sertanejo, o seu dia a dia e a sua vida. E nesta semana completam-se 110 anos da morte de Euclides da Cunha, autor que foi patrono da cadeira número sete da Academia Brasileira de Letras, eleito em 1903.

O programa Universo Literário conversou sobre a vida e obra de Euclides da Cunha com o professor da Faculdade de Letras Marcos Rogério Cordeiro, nesta sexta-feira, 16.

Ouça a conversa com Jaiane Souza

A obra de Euclides da Cunha está em domínio público e, por isso, além de encontrá-la nas bibliotecas e livrarias, você também pode baixá-la gratuitamente na internet, através de sites como dominiopublico.gov.br.