Extensão

2ª Parada LGBT da UFMG é realizada nesta semana

Evento de 2 dias celebra oas 50 anos de Stonewall e discute produção acadêmica LGBT na Universidade

.
. Divulgação

Em junho de 1969, um episódio conhecido como a Rebelião de Stonewall se tornou um marco da comunidade LGBT+. Um bar LGBT chamado Stonewall Inn, em Nova Iorque, sofreu uma batida policial que culminou na revolta que durou duas noites. O levante virou um marco da luta por direitos da comunidade gay, lésbica, trans e mais, e no ano seguinte, foi criada a Parada do Orgulho LGBT de Nova York, em lembrança ao ocorrido. 

Aqui na UFMG, os 50 anos da Rebelião de Stonewall também são lembrados com a Segunda Parada LGBT da universidade, que teve sua primeira edição em 2017. Na terça e na quarta-feira desta semana, o evento traz oficinas, palestras e apresentações artísticas que visam discutir e dar visibilidade à produção acadêmica LGBT, além de discutir e trazer soluções para contextos de preconceito e violência vividos por essa população.
Para saber mais sobre a Segunda Parada LGBT da UFMG, organizada pela Frente Autônoma LGBT, o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, conversou com o aluno do curso de Direito, integrante da Frente Autônoma LGBT e um dos organizadores da Parada, Gustavo Ribeiro, nesta segunda-feira, 19.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

As atividades da  Segunda Parada LGBT da UFMG serão realizadas ao longo da terça e da quarta-feira, 20 e 21 de agosto, em vários espaços da universidade.  
A programação de terça-feira começa às 10h, com Roda de Conversa, shows e muito mais. A Parada, ou seja, o cortejo, vai ter início às 13h30, com concentração entre os prédios da FACE, a Faculdade de Ciências Econômicas, e o ICEX, o Instituto de Ciências Exatas, no Campus Pampulha. Mas a programação de amanhã não acaba por aí: até às oito e meia da noite tem programação! A última atividade, a mesa-redonda Saúde LGBT, se inicia às sete. 
Na quarta-feira, 21, a programação também começa às 10h, com a roda de conversa Autoestima LGBT + Impactos Psicológicos e vai até o fim do dia, com um debate sobre o programa Future-se às 19h A programação completa e os locais de cada atividade podem ser acessados pela página do Facebook da Frente Autônoma LGBT

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael