90 anos de histórias: Outros mundos

Os livros passaram a fazer parte da rotina de Fernanda aos 12 anos. Uma vez por semana, a menina enfrentava a jornada de quase dois quilômetros para chegar ao Carro-Biblioteca – o segundo mais antigo programa de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvido pelo Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação. O automóvel, que ficava estacionado no terreno descampado do distrito de São Benedito, levava a Santa Luzia os romances policiais de que Fernanda tanto gostava. A literatura lhe abriu outros mundos: hoje ela é pós-graduada em História e, em 2016, publicou seu primeiro livro de poesia, chamado Desancoragem, no qual dedica um agradecimento carinhoso ao Carro-Biblioteca.