Arte e Cultura

A carteira, Machado de Assis

O conto foi publicado em 1884 e lido no programa Universo Literário no especial da semana de Natal

Machado de Assis, 1904
Machado de Assis, 1904 Fonte: Arquivo Nacional

Originalmente publicado em 1884, no jornal A Estação, o conto A Carteira foi escrito por Machado de Assis. A história tem como protagonista Honório, um advogado que acaba se endividando por conta de gastos excessivos com a esposa Amélia e parentes. Necessitando de 400 mil réis para quitar suas dívidas, Honório encontrou uma carteira com muito mais do que precisava, porém ele tem de lidar com um dilema, usar o dinheiro ou devolver a carteira ao dono, já que o objeto é do amigo e também advogado Gustavo. Em uma situação tão difícil como essa, qual decisão Honório vai tomar? Devolver a carteira ao Gustavo ou quitar as dívidas?
Por meio de uma boa dose de ironia, Machado de Assis faz diversas críticas à sociedade carioca daquela época e traz à tona temas como roubo, luxúria, falsidade, honestidade e fidelidade. Na obra é perceptível características próprias do autor como, por exemplo, o pessimismo, assim como propriedades relacionadas ao Naturalismo e Realismo. Vale lembrar que em 2019 completou 180 anos do nascimento de Machado de Assis, um dos autores mais importantes da literatura brasileira.

Ouça o conto A Carteira, de Machado de Assis, na voz de Luiz Fernando Freitas

Assim como todas as obras de Machado de Assis, A Carteira já está em domínio público e pode ser encontrada no site dominiopublico.gov.br.

Produção: Rodolfo Morais sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael