A importância da informalidade no aprendizado de idiomas

Fenômeno é tema de pesquisa de professor da Faculdade de Letras da UFMG

Em pesquisa atualmente desenvolvida na UFMG, o professor da Faculdade de Letras, Ronaldo Gomes Jr., membro do núcleo de pesquisa Linguagem e Tecnologia (LingTec), integrante do Laboratório de Linguagem e Tecnologia (LALINTEC), expõe a importância dos espaços informais para a aprendizagem de línguas estrangeiras, através de relatos pessoais de diversos aprendizes.   A aprendizagem é possível por meio do contato com filmes, séries, músicas, livros e videogames. Intitulada “Fora da Escola: histórias de aprendizagem de inglês em ambientes informais”, a pesquisa analisa o tema através de relatos pessoais de diversas pessoas.

Segundo Ronaldo, esses espaços informais surgem como formas de conhecimento uma vez que promovem a participação e o engajamento dos indivíduos a um determinado produto cultural. Não só para consumir filmes, séries ou músicas, os indivíduos acabam desenvolvendo seu conhecimento em uma língua estrangeira através de discussões virtuais. Logo, segundo o pesquisador, embora não institucionalizados, esses locais devem ser legitimizados. Ronaldo ainda destaca que os produtos são importantes mas não atuam isoladamente: “Pesquisar sobre como os indivíduos aprendem idiomas através da internet e da cultura pop, por exemplo, é também dialogar com novas metodologias para a sala de aula”, afirma.

A mestranda em Linguística Aplicada na Faculdade de Letras da UFMG e professora de espanhol, Rafaela Paiva, afirma que desde criança já tinha interesse pelo idioma através de produtos culturais consumidos diariamente. “Eu mudava o áudio e legenda das séries e filmes do inglês para o espanhol”, comenta. Rafaela diz que os produtos foram importantes para complementar o aprendizado que ela tinha dentro de sala, pois aprendia na prática o que estudava nos livros. Já a estudante do curso de Letras da UFMG, Julia Cadar, se especializou no inglês através, principalmente, de sua paixão pelo Universo de Harry Potter. “Meu fascínio pela literatura, pela música e pelo cinema, fizeram com que o inglês se tornasse parte da minha vida e da minha personalidade”, diz a estudante.

Confira reportagem da TV UFMG sobre o tema.

Edição de conteúdo: Pablo Nogueira

Produção: Vitória Brunini