Pesquisa e Inovação

À luz da Análise do Discurso, livro detalha experiência de brasileiros que vivem em Portugal

Obra resulta de pesquisa de pós-doutorado da professora Gláucia Muniz Proença Lara, da Faculdade de Letras da UFMG

Exemplar da tiragem impressa, exclusiva para grupos de pesquisa, do e-book da professora da Fale Gláucia Muniz Proença Lara
Exemplar da tiragem impressa, exclusiva para grupos de pesquisa, do e-book da professora da Fale Gláucia Muniz Proença Lara Foto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Já pode ser adquirido, pela internet, o e-book do livro Vivendo do outro lado do Atlântico: histórias de brasileiros em Portugal, lançado há algumas semanas pela professora da Faculdade de Letras da UFMG Gláucia Muniz Proença Lara. Nele, a pesquisadora buscou “analisar e comparar histórias – ou, mais especificamente, narrativas de vida – de brasileiros que migraram para a Europa, a fim de apreender as imagens ou representações (de si, do outro, do mundo) que são veiculadas por meio do seu dizer”, como anota a autora na introdução do volume. O trabalho situa-se teoricamente no âmbito da análise do discurso de linha francesa.

Para a pesquisa, Gláucia entrevistou seis brasileiros que residem em Lisboa, capital de Portugal, há pelo menos seis meses – três mulheres e três homens. No livro, os entrevistados falam sobre as suas motivações para a “travessia” e sobre os desafios (culturais, econômicos etc.) enfrentados na adaptação à nova realidade de residência, a despeito da língua comum e dos laços ancestrais que unem os dois países. “Mas, como nem só de dificuldades e desafios vivem os migrantes, eles também discorreram sobre as conquistas e os avanços que fizeram, a ponto de se perguntarem se vale (ou não) a pena retornar ao Brasil”, pondera a pesquisadora na introdução do volume.

Publicado em e-book – com algumas poucas cópias impressas destinadas a públicos específicos (bibliotecas e grupos de pesquisa) –, o livro de Gláucia é o resultado de pesquisa de pós-doutorado desenvolvida de agosto de 2019 a julho de 2020, denominada O discurso de (e)migrantes brasileiros no contexto europeu. Segundo ela, nessa pesquisa foi possível constatar que as motivações para esse deslocamento para Portugal ultrapassam, largamente, a motivação econômica, razão que, em muitos estudos, é considerada como a mais importante para o migrante brasileiro. “As razões apresentadas pelas pessoas entrevistadas para este livro mostram-se mais complexas, implicando a inter-relação de múltiplos fatores”, explica a pesquisadora.

Nem tudo são flores
Gláucia explica que, entre os pontos negativos dessa experiência no país que outrora foi metrópole do Brasil, destacou-se, em sua pesquisa, “o olhar depreciativo – seja ele mais aberto ou mais sutil – do povo português em relação aos brasileiros, embora todos os entrevistados admitam que, no geral, foram bem recebidos em Portugal (mesmo que algumas situações descritas por eles apontem o contrário”. Segundo a professora, o que ocorre é que os brasileiros, no âmbito de certa hospitalidade – termo que ela retoma pensando no postulado teórico de Jacques Derrida –, são em geral considerados bem-vindos pelos portugueses – “desde que não ‘ameacem’ os nativos, tomando-lhes vagas nas universidades ou no mercado de trabalho e/ou buscando alugar imóveis, cujo pagamento (presume-se) eles não vão honrar”, explica a professora, situando o aspecto em certa medida contraditório dessa hospitalidade.

Apesar disso, nenhum dos entrevistados de sua pesquisa pensa em voltar definitivamente para o Brasil – pelo menos não a curto e médio prazo, a despeito de terem saudade dos familiares e dos amigos, ou da cidade natal. “Um dos principais fatores mencionados para essa decisão é a relativa segurança de ir e vir em Portugal (em Lisboa), sobretudo quando se compara o país (a cidade) à situação generalizada de violência do Brasil”, explica a autora. “O crescimento pessoal e a possibilidade de adquirir novos conhecimentos são também apontados como importantes ganhos na/da vida migratória, apesar dos obstáculos enfrentados em diferentes etapas do processo.”

No final do ano passado, Gláucia Lara deu uma entrevista à Rádio UFMG Educativa sobre a pesquisa que resultou no seu livro.

Contexto, método, narrativas
No primeiro capítulo do volume, denominado “Reflexões sobre os fenômenos migratórios mundiais: entre a história e o discurso”, a autora estabelece um panorama do fenômeno migratório na história humana e de suas implicações, “buscando apreender suas nuances, sua historicidade e a discursividade que o cerca”. No segundo, “Os fluxos migratórios contemporâneos de brasileiros para Portugal”, a professora delimita esse fenômeno no âmbito das relações atuais estabelecidas entre Brasil e Portugal, apresentando os números atualizados do atual cenário da migração brasileira no país europeu.

Portugal é hoje o segundo principal destino dos brasileiros fora do país, atrás apenas dos Estados Unidos, conforme faz saber o último levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil a esse respeito. Os brasileiros, por sua vez, formam a maior comunidade estrangeira em Portugal, somando 27,8% do total de estrangeiros no país – isso considerando apenas os que estão no país em situação regular.

O terceiro capítulo, “Da narrativa de vida ao dispositivo de análise”, dedicado às questões teórico-metodológicas, contém uma reflexão mais substantiva sobre os pressupostos que embasam um levantamento como o seu, apresentando as categorias de análise e os critérios por meio dos quais ela estabeleceu o corpus da pesquisa. E os capítulos quarto e quinto, por fim, denominados “Com a palavra, as mulheres” e “Com a palavra, os homens”, trazem as narrativas de vida das entrevistadas e dos entrevistados, com as análises de cada um dos depoimentos.

Emolduram esses quatro capítulos um prefácio da ensaísta Beth Brait, professora da PUC-SP e da USP, uma introdução da autora, um capítulo com suas considerações finais e um posfácio de Rui Alexandre Grácio, filósofo que dirige a Grácio Editor.

Sobre a autora: além de professora titular da Faculdade de Letras da UFMG, onde atua tanto na graduação quanto na pós-graduação, Gláucia Lara realizou três pós-doutorados na área da Análise do Discurso e organizou, entre outros, os livros Linguística, tradução, discurso (Editora UFMG, 2010) e Análises do discurso hoje, volumes 1 e 2 (Editoras Nova Fronteira e Lucerna, 2008 e 2014).

Livro: Vivendo do outro lado do Atlântico: histórias de brasileiros em Portugal (e-book)
Autora: Gláucia Muniz Proença Lara
Editora: Grácio Editor
15,90 € (euros) / 190 páginas (na versão impressa)
Onde comprar: Grácio Editor

Ewerton Martins Ribeiro