Laços amarelos alertam para o cuidado com a saúde mental

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, estudantes e profissionais fazem ação de conscientização no campus Saúde

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a distribuição de laços amarelos, com abraços e afeto, foi uma das ações que marcaram a luta pela vida e pela qualidade da saúde mental na Universidade Federal de Minas Gerais. Em uma das ações referentes ao Setembro Amarelo no campus Saúde, a distribuição do símbolo da prevenção ao autoextermínio reuniu estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e pedestres. Os laços compartilhados foram produzidos em oficina realizada também no campus Saúde, nessa segunda-feira, 9.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, uma morte por suicídio ocorre a cada 40 segundos, e aproximadamente um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos. Para fazer frente a essa realidade e estimular a promoção de campanhas de prevenção em todo o mundo, o Setembro Amarelo foi criado em 2015.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (Napem/UFMG), Maria Aparecida Miranda, o laço identifica as pessoas dispostas a escutar e apoiar quem está em sofrimento mental. "Se o outro precisar de uma ajuda, pode vir que a gente pode ajudar", convida. Também organizadora do evento, a coordenadora de Saúde Mental do Diretório Acadêmico de Medicina, a estudante Ana Flávia Lima, alerta que "falar de maneira consciente acerca de depressão, saúde mental e suicídio não eleva a incidência de suicídio, mas leva reflexão para as pessoas".

A programação do Setembro Amarelo no campus Saúde terá ainda apresentação do Coral da Faculdade de Medicina, construção de um painel da palavra amiga, no qual as pessoas poderão deixar recados otimistas e de esperança, e seminários dedicados à discussão dos fatores de risco e formas de prevenção ao suicídio. Acesse a programação completa.

Equipe: Yves Vieira (produção); Jessika Viveiros e Luiz Cisi (reportagem); Ângelo Araújo e Samuel do Vale (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Pablo Nogueira e Larissa Costa (edição de conteúdo)