Acervo Africano, da BU, é reforçado com obras em língua portuguesa

Doações foram feitas pela professora da Fale Maria Nazareth Soares Fonseca, autoridade em estudos africanos

Obras doadas já foram catalogadas e estão disponíveis para consulta
Obras doadas estão catalogadas e estão disponíveis para consulta Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária

Localizado no quarto andar da Biblioteca Central (BU) da UFMG, o Acervo Africano recebeu, recentemente, a doação de oito livros de literatura africana em língua portuguesa: Mar – caminho adubado de esperança, de Fátima Bettencourt, A despedida de mi(m), de Ana Branco, As andorinhas, de Paulina Chiziane, Espigas do Sahel: poesia, de Amélia Dalomba, A dolorosa raiz do micondó: poesia, de Conceição Lima, A chave no repouso da porta, de Abreu Paxe, A louca de Serrano, de Dina Salústio, e O manual das mãos, de Eduardo White.

Segundo o vice-diretor da BU, Wellington Marçal de Carvalho, alguns desses livros recém-incorporados ao acervo são "preciosidades difíceis de encontrar e importantes para os pesquisadores da área”.

As obras foram doadas por Maria Nazareth Soares Fonseca, professora aposentada da Faculdade de Letras (Fale) e autoridade no campo de pesquisa de estudos africanos. “O Acervo Africano é importantíssimo incentivo para a criação de uma disciplina sobre literaturas africanas em língua portuguesa na Fale. Pretendo doar vários outros livros em língua portuguesa e em línguas francesa e inglesa”, projeta a docente.

Criado em 2012, o Acervo Africano abriga, atualmente, mais de 1 mil títulos e de 1,6 mil exemplares. Para consultar as obras e visitar a coleção especial, é necessário fazer agendamento pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br.

Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária