Acordo com a PBH garante manutenção das atividades do Hospital Risoleta Neves

Fachada do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG há cerca de uma década Sarah Dutra / UFMG

Em reunião realizada entre o reitor Jaime Ramírez e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, no fim da tarde desta quinta-feira, 26, ficou acordado que a prefeitura da capital mineira passará a fazer um repasse mensal de R$ 3,2 milhões ao Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), que é administrado pela UFMG. O acordo é válido até 31 de dezembro de 2017.

O repasse é condição essencial para que o Risoleta assegure o pleno atendimento em todos os setores que atualmente se encontram em funcionamento. “A Prefeitura está assumindo a parte do financiamento que resta para o hospital funcionar neste ano”, afirmou o reitor Jaime Ramírez ao Portal da PBH logo após a reunião. O reitor agradeceu ao prefeito Alexandre Kalil a compreensão sobre a questão e a disposição de equacionar a parte financeira para o funcionamento do HRTN em 2017.

Entenda o caso
Durante os anos de 2015 e 2016, a dotação orçamentária do HRTN era de R$ 13 milhões mensais, reajustados para 13,8 milhões em novembro de 2016, incluídos repasses do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Entre maio de 2015 e abril de 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte somou a essa receita o aporte de parcelas mensais de R$ 1,5 milhão, repasse que foi suspenso em maio de 2016, obrigando a direção do hospital a reduzir o funcionamento de determinados setores.

Em razão desse cenário de restrição orçamentária, a Secretaria de Estado da Saúde realizou em dezembro de 2016 aporte emergencial de R$ 6 milhões no HRTN, de forma a cobrir as suas despesas obrigatórias de fim de ano.

No último dia 19, o reitor Jaime Ramírez informou à Prefeitura de Belo Horizonte o cenário de restrição orçamentária vivido pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves e solicitou o aporte mensal, que acaba de ser estabelecido.

Em seu comunicado, a Universidade ressaltava a convicção de que “a longa e duradoura parceria entre a UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, representada por projetos atuais e tantos outros celebrados anteriormente, será preservada para o bem da população mineira e, em particular, da cidade de Belo Horizonte.”

Hospital de ensino
Localizado na região de Venda Nova, uma das mais populosas de Belo Horizonte, o Hospital Risoleta Tolentino Neves atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi inaugurado pelo governo estadual em 1998 e gerido pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) até maio de 2006. A partir de então, passou a ser administrado por meio de convênio firmado entre a UFMG, via Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

Em 2009, o Risoleta Neves foi certificado como “hospital de ensino” pelos ministérios da Saúde e da Educação, documento renovado em 2013. Só no ano passado, cerca de 1,5 mil estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em cursos da área de saúde desenvolveram atividades acadêmicas no hospital.

O HRTN conta hoje com 74 macas de pronto-socorro, três alas de clínica cirúrgica (que somam 72 leitos), três alas de clínica médica (com mais 72 leitos), 30 leitos para mãe/filho na maternidade, 10 berços de UTI neonatal e 30 leitos no centro de tratamento intensivo.