Pesquisadores falam sobre o afrofuturismo

Gênero cultural é marcado pelo protagonismo negro em narrativas

“É possível para uma comunidade cujo passado foi deliberadamente apagado e cujas energias foram posteriormente consumidas pela busca de traços legíveis de sua história, imaginar futuros possíveis?”. A pergunta, feita crítico Mark Dery, faz parte de um ensaio que questiona a participação e protagonismo de pessoas negras na literatura, especificamente dentro da ficção científica. Leia o texto completo (em inglês).

O Afrofuturismo é, muitas vezes, entendido como um estilo ou gênero cultural que constrói um imaginário de passado ou futuro que mescla elementos de ficção científica, história africana e realismo mágico. A discussão que já corria entre a comunidade negra foi teorizada na década de 1990, por Dery, e continua ganhando espaço e visibilidade.

Neste Novembro Negro, a multiartista e pesquisadora afrofuturista Zaika dos Santos e professor da Escola de Belas Artes da UFMG Wagner Viana cederam entrevistas à TV UFMG para discutir o Afrofuturismo.

Ficha Técnica:
Entrevistados: Zaika dos Santos, multiartista e pesquisadora afrofuturista; Wagner Viana, professor da Escola de Belas Artes UFMG
Produção: Marden Ferreira
Reportagem: Larissa Costa