Ensino

Aluno da Fale lança livro de apoio sobre leitura crítica para estudantes do ensino fundamental

Trabalho de Gabriel Thadeu é fruto de iniciação científica no curso de Letras

E-book conta com textos e exercícios para desenvolver a leitura critica em estudantes do ensino fundamental. Divulgação

Com o objetivo de incentivar a leitura crítica entre os estudantes do último ciclo do Ensino Fundamental, o graduando em Letras na UFMG Gabriel Thadeu Costa da Silva lançou o livro “Leitura Crítica: Alternativas para o último ciclo do ensino fundamental”. Fruto de sua iniciação científica na Faculdade de Letras, sob orientação da professora Adriane Teresinha Sartori, o trabalho parte do reconhecimento de que as políticas e projetos voltados para a educação brasileira possuem objetivos que não conversam com a construção de uma consciência crítica. Na obra, Gabriel Thadeu apresenta textos e propostas que pretendem auxiliar no incentivo da leitura crítica e do conhecimento construído coletivamente nas salas de aula. O material em formato de ebook pode ser baixado gratuitamente  no site: pedroejoaoeditores.com.br

O programa Expresso 104,5 conversou sobre o livro “Leitura Crítica: Alternativas para o último ciclo do ensino fundamental” com o autor Gabriel Thadeu Costa, professor do ensino fundamental e graduando e estudante de Letras na UFMG.

"Um dos pilares do livro é pensar que a leitura é um diálogo entre o leitor e autor. Então, quando a gente pensa numa leitura "não ingênua", uma leitura crítica, é essa leitura que, ao ler um texto, aquilo pode ser verdade, pode ser mentira, que tem questões que são muito mais referentes àquele autor que está escrevendo" explica Gabriel. O estudante contou que o educador Paulo Freire é a principal influencia do trabalho: "quando a gente pensa em leitura crítica sobre o mundo, não dá pra não pensar em Paulo Freire. Tanto nessa visão critica da leitura, de uma outra educação, uma educação construída e que também é critica."

Ele ressaltou ainda que, embora o livro tenha sido elaborado para ser usados por professores do último ciclo do Ensino Fundamental, o trabalho pode ser usado também por outras pessoas, como pais, que podem usar os textos do livro para abordar determinados temas com os filhos.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto:

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória