Ensino

Alunos do CP e do Coltec criam soluções para diminuir poluição por microplástico

Diários de bordo viram produtos virtuais sobre responsabilidade ambiental

O Brasil é um dos países que causam maior poluição com os microplásticos levados pelos rios até o mar. Até 2050, o oceano terá mais peso em plástico do que em peixes. A estimativa é da Ellen MacArthur Foundation, organização que estuda e estimula a utilização racional dos recursos naturais. 

Essa temática global foi parar em diários de bordo escritos por estudantes da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (Ebap), particularmente do Centro Pedagógico (CP) e do Colégio Técnico (Coltec). Ao longo do ano letivo, eles foram estimulados por professores de diferentes disciplinas a buscarem soluções para “virar a maré” da poluição plástica . 

Os alunos do Coltec, com apoio interdisciplinar, criaram um perfil no Instagram sobre o trabalho de reciclagem de plástico para diminuir o impacto nas águas doces e salgadas.  

Os alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico (turmas A e B), por sua vez, desenvolveram sites com pequenos vídeos e pílulas que sugerem estratégias para diminuir a produção e o consumo de plástico. Eles produziram também histórias em quadrinhos  em que mostram os impactos no oceano do plástico que pode transitar da costa sul-americana até a África. 

Nessa jornada marítima didática e pedagógica, os jovens cientistas de ambas as escolas participaram de uma live com Tamara Klink, jovem franco-brasileira que cruzou sozinha o Oceano Atlântico.  

Em entrevista à TV UFMG, os estudantes que participam do France Eco Lab Brasil relatam os objetivos do projeto e contam como foi a participação na iniciativa da Embaixada da França e da Foundation Tara Océan, com foco na preservação de oceanos e rios por meio da sensibilização de jovens estudantes sobre responsabilidade ambiental. 


Equipe: Soraya Fideles (produção, reportagem e edição de conteúdo),  Antonio Soares (imagens) e Márcia Botelho (edição de imagens)